Ceclin
set 20, 2017 0 Comentário


Cineclube Avalovara apresenta Sessão Dupla neste domingo (24), às 16h

Meu Vizinho Totoro Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Foto: Divulgação

Meu Vizinho Totoro – Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Foto: Divulgação

A sessão neste domingo (24/09), será dupla e começará mais cedo, às 16h. no Teatro Silogeu em Vitória

Cineclube Avalovara dando continuidade às atividades deste ano e à proposta de explorar os cinemas estrangeiros, oferece na sessão de setembro uma ida para o Japão. “O cinema japonês é rico e diversificado; não foi fácil escolher, mas decidimos optar pela animação japonesa e no fim das contas reforçar que esse gênero não é só para crianças”, revelou o coletivo.

A sessão deste mês será dupla em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, contando com duas animações do Studio Ghibli, um dos mais renomados quando se trata de animação. As animações escolhidas foram “Meu Vizinho Totoro” (Hayao Miyazaki, 1988) e “O Túmulo de Vagalumes” (Isao Takahata, 1988). As duas animações foram distribuídas para serem vistas em sessão dupla, a primeira leve e otimista (dentro daqui que esperamos de uma animação), enquanto a segunda é um drama forte, mostrando a dura realidade da II Guerra Mundial, do abandono, das pessoas que viveram esse terror e mesmo assim tem toda uma delicadeza ao tratar desse tema tão pesado.

O Cineclube Avalovara quer retomar esse formato e exibir as duas animações juntas, e mesmo sendo duas animações tão diferentes “esperamos que vocês gostem da experiência de entrar nesses dois mundos da animação japonesa”, indicam. A sessão neste domingo (24/09) será dupla e começará mais cedo, às 16h. no Teatro Silogeu em Vitória.

Miyazaki e Takahata são parceiros de trabalho de longa data e em 1985 fundaram juntos o Studio Ghibli, dando início a várias produções e criações de animação. “Meu Vizinho Totoro” e “O Túmulo de Vagalumes” estão entre as primeiras animações produzidas pelo estúdio, ganharam prêmios e menções honrosas e até hoje fazem sucesso e são citadas em listas sobre o gênero.

O Cineclube Avalovara tem apoio do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

tumulo2SINOPSE

– Meu Vizinho Totoro

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

– O Túmulo de Vagalumes

Uma trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra e que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.

SERVIÇO

Cineclube Avalovara apresenta Sessão Dupla “Meu Vizinho Totoro”; “O Túmulo de Vagalumes”

Classificação indicativa: Livre/12 anos

Data e hora: 24/09/2017 (dom), às 16h

Local: Silogeu do IHGVSA, na Matriz de Vitória de Santo Antão/PE

Entrada Franca.