Ceclin
jan 25, 2022 0 Comentário


Cinco unidades básicas de saúde de Vitória contam com eletrocardiogramas

Prefeitura da Vitória inicia entrega de eletrocardiogramas para unidades básicas de saúde

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, iniciou na última sexta-feira (21.01) a entrega de eletrocardiogramas para as unidades básicas de saúde do município. Maués, Lídia Queiroz, Militina, Pirituba e Bela Vista foram as UBS contempladas, como também o Programa Saúde no Campo. Os equipamentos têm como objetivo realizar exames de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

O exame pode detectar irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças genéticas, doenças transmissíveis, entre outros.

Na entrega, estavam presentes a Secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas, como também a Secretária Executiva de Saúde e Bem-Estar, Vanessa Pimentel. “Estamos fortalecendo nossa rede de saúde do município com mais serviços para a população. Nosso objetivo é que cada vez mais o vitoriense possa ter acesso a exames com qualidade. Toda nossa equipe está sendo capacitada para a atender a demanda existente nas unidades”, destacou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.

O equipamento também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce. Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.

“Essa é mais uma vitória para toda população vitoriense. Equipamentos novos, de qualidade para atender todos os usuários da rede de saúde do município que necessitem realizar exames mais precisos através destes equipamentos”, destaca Vanessa Pimentel, secretária executiva de Saúde e Bem-Estar.

SAIBA TAMBÉM:

Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão realiza coletas laboratoriais em domicílio