• Ceclin
dez 17, 2008 0 Comentário


Cinco municípios concentram 58% do PIB

Publicado em 17.12.2008

Link
»
Veja a íntegra da pesquisa

Cinco municípios concentram 25% da geração de renda do Brasil. Enquanto 50 municípios respondem por metade do Produto Interno Bruto (PIB) do País, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba são responsáveis por um quarto das riquezas brasileiras. A pesquisa sobre o PIB municipal foi divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Pernambuco, a concentração é ainda maior. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Olinda participam com 58,02% do PIB estadual e com 32,88% da população.

De 2002 (quando teve início a pesquisa) a 2006, a cidade pernambucana que apresentou o maior crescimento no PIB foi Ipojuca, com 2,11%. Já Recife, sozinha, respondia por 33% da renda do Estado há dois anos. Nacionalmente, São Paulo tinha 11,9% do PIB em 2006, mantendo sua participação no ranking inalterada no primeiro lugar desde o início da série. Por outro lado, os cinco municípios de menor PIB foram São Felix do Tocantins (Tocantins), Quixabá (Paraíba), Olho D”água do Piauí (Piauí), São Miguel da Baixa Grande (Piauí) e Santo Antônio dos Milagres (Piauí).
No que diz respeito à participação das capitais na economia brasileira, em 2006, São Paulo também ocupou a primeira posição em termos de contribuição ao PIB do País, enquanto Palmas, no Tocantins, ficou com o último lugar.
(Jornal do Commercio).