• Ceclin
jan 14, 2014 0 Comentário


Cidades da Zona da Mata festejam seus padroeiros

(Procissões percorrem principais ruas do interior).

Alguns municípios do interior de Pernambuco celebram neste período às festividades religiosas alusivas aos seus respectivos padroeiros. São Sebastião é um deles; será lembrado nas cidades de Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Itaquitinga e Machados. Pombos, no Agreste, celebra a festa de sua padroeira.

O Município de Chã Grande, distante 82 km do Recife, irá comemorar a Festa de São Sebastião, com shows e procissão nos dias 18 e 19. A cidade terá festa no palco central com as Bandas Expressão Sertaneja, Balanço de Matuto e Forró Cavalo de Aço, que agitam o primeiro dia. Maninho e C&a, Forró Cavalo Selvagem e Forró das Estrelas fecham a programação na última noite.

Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, comemora o novenário do Padroeiro. A programação iniciou no dia 08 e segue até o dia 17 de janeiro. Na procissão, às 16h do último dia, serão carregadas as imagens de Santo Antão e São Sebastião. Mastruz com Leite e Limão com Mel fazem a festa no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues na noite do dia 16, véspera de feriado. Artistas locais também se apresentam em um palco ao lado da paróquia, na Praça Dom Luiz de Brito, na área central da cidade. Esta é a 389ª edição da Festa do Padroeiro local.

A partir do dia 17, shows culturais e celebrações litúrgicas marcam a Festa de São Sebastião, em Paudalho, na Zona da Mata. Localizada a 37Km do Recife, a cidade festeja a data há 145 anos. Esta edição contará com um Polo Cultural e os shows do Parque de Eventos Beira Rio. As bandas se apresentarão nos últimos dias. Musa do Calypso e Forró Pegado se apresentam no sábado (25). André Viana e Limão com Mel encerram no domingo (26). O último dia também será marcado pela procissão, que percorre as principais ruas da cidade, localizada a 37Km do Recife.

Itaquitinga, na Zona da Mata, comemora a Festa de São Sebastião nos dias 17, 18 e 19. Na Sala de Reboco, Forró de Santo Amaro, Irah Caldeira, Forrozão de Macena e Nádia Maia animam os festejos nos dias 18 e 19. No palco principal, no dia 17, se apresenta Frei Damião Silva. Forró Pegado, Carol & Forrozão Capim, além de Arreio de Ouro fecham a programação do sábado. No último dia 19, Voadores do Forró e Musa do Calypso sobem ao palco. Tenda Eletrônica e demais atrações culturais são destaque na festa.

Pombos – no Agreste, localizado a 57km do Recife, realiza a festa de Nossa Senhora dos Impossíveis no dia 18. Além da toda a programação religiosa da festa, com procissão, missas e demais atividades litúrgicas na Paróquia local, os shows no pátio de eventos ficarão por conta das Bandas Arreio de Ouro e Silvinho Cavalcanti.

Em Machados, a festa do Padroeiro comemora 96 anos. O ciclo de comemorações a São Sebastião se iniciam no dia 24 e segue até o dia 27. Padre Antônio Maria também está na grade de apresentações do evento católico. As Bandas Calypso, Musa do Calypso, Trio da Huanna, Saia Rodada e o cantor Vicente Nery têm presenças confirmadas. Além destes, Caviar com Rapadura e as Coleguinhas se apresentam para a população machadense.

Por Marcio Souza, especial para o Portal A Voz da Vitória.