Chegou a vez de Gravatá receber a Caravana da Educação
Circuito de atividades promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco já passou por Limoeiro, Timbaúba e Paulista
Após movimentar as cidades de Limoeiro, Timbaúba e Paulista, a comitiva da Secretaria de Educação do Estado chega, nesta sexta-feira (13/4), ao município de Gravatá para mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. O encontro vai contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro e chega acompanhada da Caravana da Educação. Esta ação é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontece paralelamente à reunião de pactuação. A Caravana surge com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.
Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Gravatá, eles estarão localizados na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça e na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, respectivamente. As ações destes dois polos acontecem no período da manhã e, juntos, eles vão movimentar cerca de mil estudantes.
À tarde, a partir das 14h30, também na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta sexta-feira, conta com a presença de todos os gestores das 39 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Mata Centro, acontece na Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, e é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio.
“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por algumas cidades e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação”, pontua o secretário Fred Amancio.
SERVIÇO
Caravana da Educação e Pactuação de Metas
Locais: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça e Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges
Data: sexta-feira, 13 de abril de 2018
Horário: 8h às 16h30
PROGRAMAÇÃO:
Pactuação de Metas
Reunião técnica e apresentações de metas para o ano de 2018, com participação de gestores das escolas, da Gerência Regional Mata Centro e da Secretaria de Educação do Estado.
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges
Endereço: Avenida Joaquim Didier, 153 – Centro
Horário: 8h30 às 12h
Polo Esportivo
Local: Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça
Endereço: Rua Dr. Luiz Toscano de Brito, s/n, Nossa Senhora Aparecida
Horário: 8h às 11h30
Programação:
8h – Credenciamento / Acolhida: Zumba – Professor Ulisses dos Santos
8h30min – Abertura do evento – Secretaria Estadual de Educação
8h40min – Apresentação dos municípios jurisdicionados
8h50 min – Hino de Pernambuco – Banda Marcial ETE Professor José Luiz de Mendonça
9h – Início das atividades esportivas: Handebol e Futsal – Maculino e Feminino
Oficinas
1. Jogos Coletivos: Modalidades de Futsal e Handebol – Responsável: Prof. Roberto e Janailton
2. Realidade Virtual – Responsável: Prof. Marcelo Batalha
3. Robótica – Responsável: Prof. Jader Tavares
4. Badnilton – Responsável: Prof. Claudione
5. Xadrez – Responsável: Prof. Luiz Carlos
6. Tênis de Mesa – Responsável: Prof. Eduardo
7. Dominó – Responsável: Prof.Alessandra
8. Jogos Virtuais – Responsável: Prof.Thiago e Edmilson
9. Shackline – Responsável: Prof.Claudiane
10. Just Dance – Responsável: Prof. Wictnon Hugo
11. Jogos e desafios Matemáticos – Responsável: Prof. Jonatan, Leosson e Jáder
9h20min – Apresentação de Bocha Estudante da Escola Professora Eudoxia Ferreira/Vitória Hemerson Rafael da Silva, selecionado para a equipe Brasileira Paraolímpica
11h30min – Entrega de troféus às escolas vencedoras na pontuação geral.
11h40min – Distribuição de lanche
12h – Encerramento.
Polo Cultural
Local: Escola de Referência em Ensino Professor Antônio Farias
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/n, Centro
Horário: 8h às 11h30
Programação:
8h – Credenciamento e entrega de lanche
8h30min – Recepção aos participantes da caravana e estudantes com Orquestra de Frevo da Escola Estadual Aarão Lins/Gravatá
APRESENTAÇÕES CULTURAIS:
8h45min – Abertura pela Secretaria de Educação
8h50min – Coral Jovem EREM Antônio Farias/Gravatá
9h -Teatro – Grupo IDENTIDADE da ETE José Joaquim da Silva (Vitória de Santo Antão)
9h25min – Apresentação Cavalo Marinho – Escola Aarão Lins
9h30min – Apresentação de Capoeira – EREM Devaldo Borges
9h40min – Apresentação Guerreiro – Escola Aarão Lins
9h45min – FREVO – Araão Lins (Estandartes) – (Corredor Humano)
10h05min – Apresentação da música “Leão do Norte” – EREM Antonio Farias (Gravatá)
10h10min – Apresentação Coco de Roda – EREM Devaldo Borges (Gravatá) 10h30min – Apresentação da Música Carcará e Candinheiro – EREM Devaldo Borges
10h40min – Apresentação Quadrilha Junina ETE Show – “Meu Boi é Bumbá” – Escola Técnica Célia de Souza Leão Arraes de Alencar apresentando sob a direção do Professor de Artes e Educação Física José Adriano dos Santos
10h50min – Tango – Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça/EREM Prof Antônio Farias
11h – Afro e Maculelê – EREM Devaldo Borges
11h20min – Mama África – EREM Antonio Farias
11h30min – Encerramento com a Ciranda – EREM Devaldo Borges
Polo Central
Local: Escola de Referência em Ensino Professor Antônio Farias
Endereço: Rua Quintino Bocaíuva, s/n, Centro
Horário: 14h às 16h30
Programação:
13h30min – Recepção pela Banda Musical da EREM Profº Antônio Farias, animando a chegada do público (ambiente externo)
13:30min – Acolhida aos estudantes e convidados: Conjunto musical “Sol que faltava” da ETE José Joaquim da Silva Filho – Vitória (ambiente interno)
14h – Abertura Oficial – Secretário de Educação Fred Amâncio
15h – PE no Campus –Secretário Executivo Severino Andrade
15h30min – Apresentação: Flash Mob: Estudantes dos 3º anos Ensino Médio
15h40min – ENEM, Tá Ligado? – Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação
16h20min – Apresentação da paródia: “show das preparadas” – Estudantes dos 3º anos do Ensino Médio
16h30min – Encerramento Oficial com uma grande ciranda “Madeira que Cupim não Roi”