Chapas prontas para disputar eleição no Sintepe

O Sintepe conta, hoje, com 28 mil sócios, entre educadores da Região Metropolitana do Recife (RMR) e cidades do interior, aptos a participarem do processo de votação. E, segundo a vice-presidente do sindicato, Antonieta Trindade, os professores irão votar para eleger a nova direção da entidade, os representantes das bases na RMR e no interior, e o conselho fiscal do sindicato.
“Nós dividimos a Região Metropolitana em 15 setores e cada setor tem um representante do sindicato que trata de visitar as escolas daquela área e fazer a ponte entre a escola e o sindicato. Então, quem é da Região Metropolitana, vota para a eleição da nova diretoria, para o conselho fiscal e para o representante de sua base. Quem é do interior, também vota para escolher a nova diretoria, o conselho fiscal e para o representante do seu município”, explica Antonieta.
Segundo a vice-presidente, nos dias da eleição, serão disponibilizadas 200 urnas para votação e cada setor ou cidade do interior deve contar com uma urna fixa e duas móveis. “Isso é garantido pelo estatuto do sindicato e, em termos de coleta de voto, torna o processo eleitoral muito mais democrático porque o professor que não teve a oportunidade de votar no momento em que a urna passou pela sua escola, pode procurar a urna fixa e registrar o seu voto”, argumentou.
As duas chapas terão ainda todo o mês de outubro e parte de novembro para fazer campanha. Já na próxima semana, quando sai a mais nova edição do jornal da categoria, serão publicadas cartas programas de cada um dos grupos que disputam o pleito.
A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) acontece entre os dias 18 e 19 de novembro. A chapa vencedora assume já em dezembro deste ano para administrar a entidade pelo triênio 2009-2011.
Do Recife, Daniel Vilarouca.