• Ceclin
jun 10, 2011 0 Comentário


CES aprova nova eleição para o Conselho Gestor do Hospital João Murilo

Após denúncia, Ministério Público recomenda a realização de nova eleição


O Conselho Estadual de Saúde (CES), acatando recomendação judicial Nº 01/2011 do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), deu ontem (8), em sua reunião ordinária, parecer favorável para a realização de nova eleição para o Conselho Gestor do Hospital João Murilo Oliveira, no Município de Vitória de Santo Antão.

A eleição ocorrida, no dia 10 de dezembro de 2010, para eleger os novos componentes do Conselho Gestor do Hospital foi anulada, após denúncias de fraude enviada ao (MP). Segundo o MP algumas pessoas votaram em duplicidade, tendo sido apresentadas as cédulas com os nomes dos eleitos escritas com idêntica caligrafia.

“Acredito que essa decisão do Conselho Estadual de Saúde, de realizar nova eleição, foi de fundamental importância para mostrar que o CES não compactua com irregularidades, tendo em vista a gravidade do fato ocorrido. Além disso, a decisão do CES transparece a seriedade e estima, nas suas tomadas de decisões, para o fortalecimento do controle social no Estado”, enfatiza a secretária executiva do CES, Rita Barbosa da Silva.

O conselho gestor de um hospital é um fórum de discussões entre os gestores, trabalhadores e usuários para atender as decisões, deliberações, diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo de fundamental importância, para assegurar que a gestão dos Hospitais vise o interesse da saúde pública, garantindo o funcionamento da instituição compatível com as necessidades dos usuários do SUS.


com informações da Assessoria.