Ceclin
out 14, 2011 0 Comentário


Ceroula de Olinda inicia festa dos 50 anos e deverá abrir Carnaval de Vitória

Organização tenta a participação do ex-presidente Lula no desfile de 2012. E em fevereiro, a troça abre a festa carnavalesca de Vitória de Santo Antão

Do G1 PE

A troça carnavalesca Ceroula de Olinda completa, em janeiro de 2012, meio século de carnavais. Mas nada disso de celebrar na data correta: a primeira carreata do bloco aconteceu no domingo (9). 

A comemoração continua no dia 21 deste mês, com a entrega da medalha Aloisio Magalhães ao presidente da troça, Marcos Sales, na Câmara Municipal de Olinda, proposta pelo vereador Ubiratan de Castro Junior (PTB-PE). Dando continuidade ao clima carnavalesco, um arrastão vai desfilar até o Largo do Amparo, no Sítio Histórico. Em novembro, no dia 26, o Ceroula realiza o baile dos 50 anos, no Mercado Eufrásio Barbosa. Segundo Sales, as atrações ainda estão sendo definidas.

No dia do aniversário, 5 de janeiro, haverá uma missa em ação de graças, o lançamento do livro do Ceroula, de autoria do escritor Ivan Maurício, e uma exposição de fotos na sede da Prefeitura de Olinda. Ainda em janeiro, o bloco promove uma festa de aniversário, no dia 7, e ensaios abertos pelas ladeiras em todos os sábados do mês.

Em fevereiro, a troça abre a festa carnavalesca de Vitória de Santo Antão e faz as tradicionais saídas no sábado de Zé Pereira, do Clube Atlântico, e na terça-feira de Carnaval, do Largo do Amparo. No domingo de Carnaval, é a vez do desfile do Ceroulinha, o primeiro bloco infantil de Olinda, com 34 anos de fundação, divertir a criançada na festa momesca.

Sobre a participação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no desfile do bloco, manifestada por ele e cancelada este ano, Marcos Sales diz que não sabe quando se concretizará. “Temos uma placa para entregar a Lula, mas ainda não sabemos em que momento se dará a visita. Estamos tentando agendar a vinda do ex-presidente”.