Ceclin
abr 07, 2011 0 Comentário


Centro da UFPE Vitória intensifica ações junto às comunidades

Na tradicional Mesa Redonda das sextas-feiras o Programa A VOZ DA VITÓRIA, pela Tabocas FM, traz mais uma vez ao conhecimento da comunidade as atividades promovidas no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão – CAV/UFPE, que se estende procurando intervir junto a população local na prestação de serviços.

A UFPE-CAV desenvolve o projeto “UFPE na Praça” junto aos seus professores que pretendem aproximar o conhecimento científico ao público, promovendo uma rede de esclarecimentos das problemáticas atuais e as ações de saúde imediatas as comunidades da Vitória de Santo Antão.

Estas ações contam com a participação intersetorial da UFPE/CAV, Prefeitura da Vitória de Santo Antão, empresas privadas e comunidade local (instituições sociais, escolas, asilos, indústrias), contemplando o estabelecimento de vínculos de co-responsabilidade e co-gestão pela melhoria da qualidade de vida da população, bem como a formação curricular dos universitários envolvidos nestes trabalhos de extensão.

A promoção da saúde envolve a participação dos diversos setores da sociedade, os quais devem realizar parcerias na tentativa de buscar resoluções para os problemas da comunidade. Nesse sentido, um dos eixos temáticos propostos pelo UFPE na Praça é o de intensificar um modo mais proativo em operar a promoção da saúde no que diz respeito aos variados estilos de vida.

No campo da promoção da alimentação saudável as medidas de incentivo estão associadas a informação e promoção de práticas educativas e motivação dos indivíduos para adoção de práticas saudáveis, o projeto procura atuar com atividades de promoção de saúde voltadas para temas específicos relacionados a datas comemorativas.

Segundo a Coordenadora do projeto, Professora Silvana Arruda, nutricionista, professora adjunta do Centro Acadêmico da UFPE/Vitória, a experiência têm sido exitosa, pois o projeto têm procurado se aperfeiçoar na melhoria da prestação de serviço as comunidades assistidas nas principais praças da cidade, em um sábado por mês. A equipe envolvida conta com a participação dos professores colaboradores: René Duarte Martins – Farmacêutico – Núcleo de Nutrição UFPE/CAV, Solange Queiroga Serrano – Enfermeira – Núcleo de Enfermagem – UFPE/CAV, Marina de Moraes Vasconcelos Petribú – Núcleo de Nutrição – UFPE/CAV, que marcaram participação no Mesa Redonda.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira, Josimar Cavalcanti, Emerson Lima.