Ceclin
fev 19, 2018 0 Comentário


Centro Cultural de Chã Grande passa por reformas

Casa Cultura Cha Grande PE

A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a reforma do Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos, localizado no Centro da cidade. Nesta segunda-feira (19), os serviços de pintura, elétrica e hidráulica já estavam bem adiantados.

A ação faz parte de um mutirão iniciado no município ainda no mês de janeiro, com o objetivo de recuperar os espaços públicos locais. Com isso, além do Centro Cultural, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino estão recebendo os serviços.

As obras iniciaram pelas escolas maiores que compõem a rede, como XV de Março e João Faustino de Queiroz. Além delas, os centros educacionais de  menor porte e da zona rural também seguem no cronograma. A expectativa é de que os serviços de recuperação do Centro Cultural sejam finalizados nos próximos dias. Com o início do ano letivo na próxima segunda-feira (26), o espaço será reaberto à população chãgrandense para visitações e estudos.

História – Conhecido como a casa da cultura e da história de Chã Grande, o Centro Cultural tem funcionamento de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde. No local estão expostos documentos históricos de Chã Grande, que indicam sobre o início do povoamento, emancipação política, entre outros fatos. Além disso, quadros, esculturas, poesias e muitos outros tipos de produções de artistas chãgrandenses, emolduram as paredes e prateleiras do Centro Cultural, mostrando a diversidade da arte e cultura do município.

Fundação Altino Ventura

Em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), a Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá para os chãgrandenses um mutirão de atendimentos oftalmológicos de forma gratuita nos dias 26, 27, 28 de fevereiro e 01 e 02 de março. Ao total serão realizados 500 atendimentos no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, sendo 100 atendimentos por dia que serão realizados e divididos no período na manhã, a partir das 8h, e a tarde, a partir das 13h. Os atendimentos são voltados para pacientes a partir dos 50 anos de idade.

As inscrições para os atendimentos estão abertas e podem ser realizadas no setor de regulação do Hospital Alfredo Alves de Lima das 8h às 13h, sendo necessária a apresentação do RG, CPF e cartão do SUS. A ação tem como objetivo identificar dentro dos atendimentos pessoas que necessitem do tratamento contra catarata e estejam com a visão embaçada ou diminuída, a partir disso, os pacientes que necessitarem de atendimento específico serão encaminhados para a Fundação Altino Ventura, no Recife.