• Ceclin
ago 14, 2018 0 Comentário


Centro Acadêmico da UFPE Vitória ganha cabines de segurança

As cabines também contam com sistema de áudio (alto-falantes) e sirenes

Objetivo é ampliar a vigilância no centro e no entorno. Foto: Divulgação

Objetivo é ampliar a vigilância no centro e no entorno. Foto: Divulgação

O Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) conta com uma nova estratégia de segurança. Foram instaladas, na última quarta-feira (08/8), duas cabines de vigilância, produzidas especificamente para a UFPE, que representam um avanço no design de operações em segurança para instituições de ensino superior. São cabines suspensas que já contam com sistema de áudio (alto-falantes) e sirenes. O processo para a instalação de câmeras de segurança está em fase de licitação.

“As cabines contam com iluminação focada nos arredores e na via pública do CAV. Receberam uma plotagem para identificação visual com a imagem da UFPE, proteção do sol e chuva para os vigilantes, que deverão ocupá-las conforme um plano operacional de segurança que estabelecerá horários e a postura adequada daquele que a ocupa. Elas estão com alto-falantes, sirenes e intercomunicadores e receberão câmeras. Com o embarque dessas tecnologias, serão cabines inteligentes”, explicou o superintendente de Segurança Institucional (SSI), Armando Nascimento.

As cabines estão alinhadas de tal forma que ao serem ocupadas, simultaneamente, os vigilantes tenham a linha de visão de um para o outro, assegurando que os companheiros zelem pela segurança um do outro. O posicionamento das cabines foi pensado para enfrentar o recorrente problema com a ladeira de acesso ao Alto do Reservatório, na entrada do centro. “Apesar dos furtos e roubos a transeuntes ocorrerem na área externa, fora da circunscrição da segurança universitária, a intenção é que a UFPE possa contribuir com a segurança pública”, explicou Armando.

O superintendente de Segurança explicou, ainda, que o conceito das plataformas elevadas já é amplamente utilizado por agências policiais e seguranças de estabelecimentos. O diferencial da UFPE é o uso de tecnologias e a geração de uma rede de pontos seguros de observação, locais que passam a ser uma referência para o usuário-cidadão, que sabe que ali, ao menos no horário acadêmico de funcionamento, pode recorrer a algum tipo de assistência quando necessário.