Ceclin
ago 19, 2009 0 Comentário


Centenário de Burle Marx é comemorado com DVD

Marcus Prado aborda obra do paisagista e realiza palestra hoje
Entre os trabalhos realizados na Cidade, a beleza da Praça da República

Há 50 anos aficcionado pela obra de Burle Marx, considerado o maior paisagista do século 20, o jornalista e fotógrafo Marcus Prado lança hoje, em palestra que ministra a partir das 19h30 no Museu do Estado, o DVD “Burle Marx – O poeta das flores”. A obra, patrocinada pelo Instituto Maximiano Campos, reúne 580 peças – com texto e imagens – que registram os projetos mais representativos gerados pelo paisagista na Europa e no Brasil. O evento integra as comemorações pelo centenário de Marx.

No encontro, além de expor projetos de Burle Marx construídos dentro e fora do Brasil, Prado irá abordar a trajetória do “poeta das flores” como arquiteto paisagista no Recife. Da biografia de Marx, o jornalista destacou o ano de 1934, quando o paisagista foi contratado pelo Governo do Estado de Pernambuco e se dedicou à criação dos jardins de Casa Forte e da Praça Euclides da Cunha.
Para Prado, foi por meio dessas duas obras que Marx gerou uma nova mentalidade paisagística no País, tornando-se referência singular na área. Tais projetos encontram-se catalogados no Brasil e no estrangeiro como referências da modernidade no setor paisagístico.
“Com esses dois legados (os jardins de Casa Forte e da Praça Euclides da Cunha), Burle Marx conseguiu atrair paisagistas de todos os rincões. Toda a obra dele é uma continuidade da concepção de paisagismo que ele desenvolveu em Pernambuco”, pontua Prado, que possui um acervo dotado de 15 mil fotografias, produzidas por ele, de flores e jardins.
Diante do acompanhamento, por vários anos, de projetos existentes no Estado concebidos por Marx, o jornalista lamenta a descontinuidade da preservação desse nosso patrimônio arquitetônico e paisagista.
(Folha de Pernambuco).
Serviço
Palestra sobre Burle Marx, ministrada pelo jornalista Marcus Prado
Com lançamento do DVD “Burle Marx – O poeta das Flores”
Museu do Estado de Pernambuco
A partir das 19h30