Ceclin
out 24, 2019 0 Comentário


CELPE substitui mais de duas mil lâmpadas ineficientes por LED no IFPE Vitória

CELPE substitui mais de duas mil lâmpadas ineficientes por LED no IFPE Vitória

A iniciativa, promovida pela Celpe, faz parte do projeto Energia com Cidadania que já eficientizou o sistema de iluminação de 22 prédios públicos na cidade

Mais de duas mil lâmpadas LED foram instaladas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte, por meio do Projeto Energia com Cidadania, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da concessionária e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto realiza a substituição de lâmpadas ineficientes por novas, em LED, que colaboram para economia de recursos públicos, pois as novas lâmpadas chegam a durar até cinco vezes mais, economizando até 40% de energia, quando comparada às fluorescentes.

Outro fator importante é que as lâmpadas LED proporcionam a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, pois devem reduzir o consumo de energia no sistema de iluminação em 82 MWh/ano, o que representa uma diminuição nas emissões superior a 24 toneladas de CO2 Equivalente (TCO2e). Além do Instituto Federal, outros 21 prédios públicos de Vitória de Santo Antão tiveram seus sistemas de iluminação eficientizados pelo projeto Energia com Cidadania apenas em 2019. No total, foram trocadas mais de 8 mil lâmpadas em escolas, no Hospital João Murilo de Oliveira, no Complexo Policial de Vitória de Santo Antão e no 21º Batalhão da Polícia Militar.

Essas ações de substituição e doação de lâmpadas LED, além de compor o Programa de Eficiência Energética das distribuidoras, estão alinhadas e contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU, tendo impacto direto nos ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; 7 – Energia Acessível e Limpa – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e 12 – Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Projeto Energia com Cidadania

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Projeto Energia com Cidadania (ECC) é uma iniciativa que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpe. A ação, realizada em comunidades populares do Estado de Pernambuco, atende tanto consumidores residenciais como instituições, trocando lâmpadas comuns por LED e orientando a população através de palestras sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).