Ceclin
ago 27, 2015 0 Comentário


CEAM Vitória traz dicas de como lidar com as dificuldades de aprendizagem

como lidar com as dificuldades de aprendizagemQuando se trata das “Dificuldades de Aprendizagem”, vez ou outra as pessoas sentiram maior ou menor dificuldade para aprender alguma coisa em sua vida escolar. Por essas e outras razões as dificuldades de aprendizagem são identificadas por diferentes critérios que implicam em distintas definições. Historicamente, as crianças foram o maior foco das atenções, devido ao fato de estarem em defasagem idade/série e fora do ritmo da sala de aula em determinadas tarefas específicas ou mesmo componente curricular. Também se salienta que atrelado a todas essas questões, um comportamento inadequado pode está na origem da classificação das dificuldades de aprendizagem.

Na busca em tratar de temas que envolvam a educação infanto-juvenil, o Blog A Voz da Vitória traz na sequência dicas de como lidar com esta situação. Esclarecendo, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, através da Psicopedagoga Joselma Dantas reforça esta questão. O CEAM é composto por competentes profissionais que têm o seu trabalho exclusivamente voltado para aquelas crianças, jovens e adultos que têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

“Vale salientar que os problemas escolares que envolvem distúrbios de aprendizagem são de ordem neurológica. Já as dificuldades de aprendizagem escolar são de origem pedagógica e ambas levam o estudante ao fracasso escolar, mas, nem todas as dificuldades ou problemas são distúrbios de aprendizagem”, complementa a Psicopedagoga Joselma Dantas.

psicopedagogo-1024x683Também se deve lembrar que os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com outras deficiências como o atraso mental, o autismo, a surdez, a cegueira e ou os transtornos de comportamento. “Nenhuma dessas deficiências constitui um transtorno de aprendizagem”, salienta a psicopedagoga. As dificuldades de aprendizagem específicas podem ser mais compreendidas se examinadas no contexto da definição legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), a qual fornece uma definição em etapas, em que uma dificuldade para aprender pode levar a uma dificuldade de aprendizagem.

Quanto as causas das dificuldades de aprendizagem, Joselma Dantas ressalta que estas podem ser de natureza físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, intelectuais ou cognitivas, educacionais, e por fim, socioeconômicas. Todas essas causas originam distúrbios que irão se constituir nos diferentes problemas de aprendizagem. Nesta perspectiva, vale frisar ainda que o indivíduo tem uma estrutura geral única, indivisível de modo que se houver perturbação em uma área, naturalmente outras áreas ficarão comprometidas.

No que se refere aos fatores que interferem para que o processo de aprendizagem aconteça com eficácia, deve-se considerar que há uma multiplicidade destes, e os mesmos intervêm para o surgimento escolar como resultado do processo de aprendizagem. Destaca-se os fatores orgânicos, específicos, emocionais ou psicógenos e ambientais. Por fim, a profissional ressalta que é importante destacar que o diagnóstico multidisciplinar dos distúrbios ou transtornos de aprendizagem tem permitido um aprofundamento e proporcionado maior clareza na intervenção terapêutica a partir de um intercâmbio entre os profissionais das áreas de Saúde e Educação, favorecendo, sobretudo, melhores condições de aprendizagem.

CEAM VITORIASERVIÇO 

Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM)

Praça da Matriz da Vitória de Santo Antão/PE

Telefones: (81) 3526.4904 / 98686.4707 (Oi) / 97914.8887 (Tim) no horário comercial.