Ceclin
nov 06, 2014 0 Comentário


CAV/UFPE – Aprovados projetos de interiorização do Centro Regional de Referência sobre Drogas

(Centro Acadêmico da Vitória - Foto: Reprodução / Google Maps).

Os projetos “Do litoral ao sertão: projeto de interiorização do Centro Regional de Referência sobre Drogas em Pernambuco”, submetidos pelo Campus Recife e Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, foram aprovados, no dia 30 de outubro, no Edital de Chamamento Público nº 8/2014 da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad)/Ministério da Justiça. O objetivo é desenvolver processos formativos para profissionais de nível superior que atuam no campo das políticas públicas de assistência social, educação e saúde sobre as temáticas das drogas e da saúde mental, com ênfase na abordagem de redução de danos, intersetorialidade e territorialidade.

Por meio dos projetos, serão realizados, em 2015, cursos de capacitação para profissionais e oficinas na área de drogas para sensibilização dos gestores públicos, atendendo a 94 municípios de Pernambuco, agregados em Gerências Regionais de Saúde (Geres). As ações fortalecem as Redes de Atenção Psicossocial (Raps) e qualificam os serviços públicos na área de drogas.

“A interiorização da política de drogas é de fundamental importância, considerando que o abuso e a dependência de drogas, lícitas e ilícitas, são problemas que exigem ações públicas qualificadas de atenção integral do litoral ao sertão de Pernambuco”, ressalta a coordenadora do projeto do Campus Recife e professora do Departamento de Serviço Social, Roberta Uchôa, que também é pesquisadora-líder do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (Gead)/UFPE. A coordenadora-adjunta desse projeto é a professora Iracema Frazão, do Departamento de Enfermagem.

O Campus Recife já conta com um Centro Regional de Referência sobre Drogas – CRR Drogas, que realizou ações em 2013 e 2014, sobretudo na Região Metropolitana do Recife, com continuidade no próximo ano. A implantação desse CRR Drogas, em 2013 e 2014, contou com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) – Convênios e DCF/SOP –, Pró-Reitoria de Extensão (Proext) – Divisão Financeira – e Gabinete do Reitor.

Já o Campus Vitória ganha um CRR Drogas em 2015. A coordenadora do projeto do CAV é a professora Fernanda Jorge Guimarães e a coordenadora-adjunta é a professora Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli, ambas do Núcleo de Enfermagem. Além dos dois projetos da UFPE, a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) também teve um projeto de CRR Drogas aprovado. As três iniciativas foram construídas coletivamente pelas instituições federais de ensino superior (Ifes) em parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (Esppe) e a Gerência de Saúde Mental (Gasam), ambas do Governo de Pernambuco.

Com informações da Assessoria.