Ceclin
nov 03, 2021 0 Comentário


Catadores e Catadoras vão receber kits de proteção individual em Glória de Goitá

Profissionais vão trabalhar de forma mais segura após participarem de qualificação

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco entrega, nesta quinta-feira (04.11), os kits de equipamentos de proteção individual a catadores e catadoras de produtos recicláveis no Município de Glória de Goitá, na Mata Norte. Os EPIs são entregues após os profissionais participarem de uma qualificação que aborda, entre outros temas, a criação de uma cooperativa, as vantagens, a relação do trabalho destes profissionais com o meio ambiente e uso correto de EPIs. Os equipamentos ajudam a proteger os trabalhadores de cortes com vidro e outros materiais cortantes, bem como doenças transmitidas por animais.

A iniciativa faz parte do Programa Rescate e engloba outros municípios como São Lourenço da Mata, Camaragibe, Glória de Goitá, Lagoa do Carro, Chã de Alegria e Paulista. Os EPIs serão entregues nestas cidades mencionadas à medida que a qualificação com os trabalhadores é finalizada.

Segundo Fernando Cavalcanti, técnico da secretaria executiva de Micro e Pequena Empresa, o programa Rescate atua com empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Norte. “A ação fortalece a organização produtiva dos catadores e a importância do trabalho que eles realizam para o meio ambiente e a sociedade, além de gerar renda e superação de situações de pobreza extrema em várias cidades”, declarou.

“O Rescate foi iniciado em 2013, em parceria com o Ministério da Cidadania, somente para catadores cooperativados. Porém, com a divulgação e o sucesso junto às comunidades de catadores de rua, o projeto foi estendido para eles. Hoje, temos um grupo de catadores de rua no Município de Carpina. O correto uso de EPIs e o fim dos lixões foi o pano de fundo do projeto. Hoje, muitos municípios pedem a presença do Rescate em seus municípios, o que é uma das prioridades do secretário Alberes Lopes junto ao governo federal”.