Ceclin
abr 24, 2017 0 Comentário


Carneirão recebe Arena da Caravana do Esporte e das Artes

atletas olímpicas Yane Marques, do pentatlo moderno,  Ana Moser, do vôlei, do skatista Testinha. (Imagens / Reprodução Internet)

Atletas olímpicas Yane Marques, do pentatlo moderno, Ana Moser, do vôlei, do skatista Testinha estarão em Vitória de Santo Antão. (Imagens / Reprodução Internet)

Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, será transformado na  Arena da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes 

Com participação das atletas olímpicas Yane Marques, do pentatlo moderno,  Ana Moser, do vôlei, do skatista Testinha e com patrocínio da Mondelēz Brasil, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Vitória de Santo Antão, região da mata sul pernambucana, para 04 dias de muito esporte e arte com alunos, professores e gestores das redes públicas de ensino, entre  24 e 27 de abril.

A Arena Caravana será montada no campo do Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro, ou Carneirão, e terá miniestações de esporte educacional com  vôlei, basquete, slackline, tênis, futebol, jogos esportivos, lutas, corrida e  aulas de skate educacional com participação do skatista profissional e ativista Sandro Soares Testinha. A Arena terá ainda uma tenda do Programa Ação Saudável, idealizado pela Mondelēz Brasil, que vai oferecer ações de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos da comunidade, além de oficinas de hortas para crianças das escolas participantes.

Nas Artes serão duas tendas de linguagens artísticas para atividades com crianças, a tenda do Cinema Disney Caravana e a tenda Show, que abrigará palestras e o sarau com artistas convidados. A abertura oficial dos projetos acontecerá na segunda-feira ( 24) , às 17h, na tenda Show dos projetos.

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres/2012 e primeira atleta latino-americana a ganhar medalha no pentatlo moderno na história dos Jogos Olímpicos, Yane Marques estará no dia 25 de abril na arena das Caravanas, para vivenciar  as atividades de esporte educacional com crianças da rede pública de ensino.  Com Yane, que é pernambucana, estará a medalhista olímpica do vôlei, Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação. A missão: mobilizar professores e gestores sobre a importância de uma política pública voltada para o esporte nas escolas.

“O que se pretende com esse movimento, afirma Ana Moser, é aumentar o atendimento em esporte a crianças e jovens  nas escolas  e em centros esportivos públicos, estimular hábitos saudáveis e garantir o direito de crianças e jovens, meninos e meninas, de praticarem esportes com inclusão”.

As Caravanas chegam a Vitória de Santo Antão com uma agenda educacional extensa, que inclui formação de professores, oficinas de liderança juvenil em literatura e cidadania, um colóquio com gestores na tenda dos projetos sobre as metodologias do esporte e da arte para educar,  atividades de saúde preventiva na tenda Ação Saudável da Mondelēz Brasil, além de experiências  com práticas pedagógicas e materiais esportivos e artísticos diferenciados.

Segundo a diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, “a mobilização e movimentação das Caravanas pretendem estimular os educadores a utilizarem as ferramentas do esporte e da arte no processo de aprendizagem”.

A Caravana do Esporte trabalha com a formação de educadores dentro da metodologia “Esporte Educacional/Esporte para Todos”, desenvolvida pelo Instituto Esporte & Educação. A tecnologia empregada pelo Instituto visa a utilização do esporte como instrumento de educação e desenvolve valores como:  solidariedade, respeito ao outro e às regras, tolerância, sentido coletivo e cooperação. Aponta para a prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanho e formato para as faixas etárias, e está fundamentada em 3 princípios básicos: ensinar esporte para todos; ensinar bem esporte para todos e ensinar mais do que esporte para todos.

A Caravana das Artes promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte”, desenvolvida pelo Instituto Mpumalanga, e oficinas de liderança juvenil em literatura (Jovens Autores) e em cidadania e comunicação (Jovens em Ação). O objetivo é garantir o direito de crianças e jovens de produzirem e terem acesso às  diversas linguagens artísticas de forma inclusiva, por meio da formação de professores e mestres com várias ferramentas  que vão auxiliar a utilização dos recursos pedagógicos da arte em sala de aula e em centros culturais. De acordo com Teresa Oliveira, coordenadora pedagógica do Instituto Mpumalanga, “a metodologia Viva com Arte proporciona aos professores/educadores a compreensão e o reconhecimento da cultura popular e da identidade cultural local, a criação de instrumentos musicais com material reciclado e a valorização do conhecimento que a criança traz com ela, visando propiciar sentido, criatividade, afetividade, autoria e felicidade ao processo de aprendizagem”.

Sobre os projetos – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são ações de responsabilidade social da ESPN, da  DISNEY e do UNICEF,  em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação.  Em doze anos, os projetos atenderam indiretamente mais de 2 milhões e 800 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e capacitaram 50 mil professores e gestores. A Caravana do Esporte tem apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.  A  Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet.  Os projetos contam com patrocínios: Mondelēz Brasil,  Itaú, Rede, Otis e EDP .

As Caravanas levam mensalmente a municípios do interior do País as metodologias do  esporte e da  arte educacionais. Toda a ação é registrada para o programa de TV sobre as Caravanas, exibido pelos canais ESPN BRASIL e ESPN MAIS, e comunicada pelos sites www.caravanaesporteartes.com.br ,  www.mpumalanga.com.brwww.esporteeducacao.org.br   e pela Fan page https://www.facebook.com/caravanaesporteartes/?fref=ts.

 

SERVIÇO 

24 de abril – 17h – abertura oficial da Caravana do Esporte e Caravana das Artes – Local – Tenda das Caravanas – Campo do Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro.  End.: 1ª Tv. João Correia, 2 , Vitória de Santo Antão, PE, Bairro Lídia Queiroz .

25  a 27 de de abril – 08h às 11h e das 14h às 17h – atividades para crianças e adolescentes na Arena Caravana/Estádio do Carneirão .

25 a 27 de abril – das 08h às 11h e das 14h às 17h – Oficinas de liderança juvenil: “Jovens Autores” e “Jovens em Ação”.

Local- Escola Municipal Severino Krause/bairro Lídia Queiroz – ao lado do Estádio

25 a 27 de abril – das 08h às 11h30  e das 14h às 17h30 – Formações de Professores/Gestores/Coordenadores pedagógicos e profissionais da Cultura e do Esporte – “Esporte Educacional “ e  “Viva com Arte “.

Local: Escola Municipal Severino Krause/bairro Lídia Queiroz – ao lado do Estádio.

26 de abril – 08h30 às 11h – Colóquio UNICEF/CARAVANAS com os gestores: “Esporte e Arte nas escolas – caminhos para uma ação saudável”. Local – Tenda da Caravana das Artes. Arena Caravana – Estádio do Carneirão

26 de abril – 20h – SHOW DA CARAVANA – LOCAL- Arena Caravana – Estádio do Carneirão. Gratuito.

27 de abril – 17h30 – Diplomação de  professores  das formações e jovens das oficinas e encerramento. Local – Tenda da Caravana das Artes – Estádio do Carneirão.