Ceclin
jan 23, 2023 0 Comentário


Carnaval 2023: Feijoada da ABTV reforça presença dos trios elétricos no corredor da folia em Vitória

10ª edição do evento da ABTV fez póstuma homenagem ao carnavalesco Helder Néri

Por Lissandro Nascimento

Durante as primeiras semanas de 2023, prévias carnavalescas isoladas vêm sendo promovidas por clubes e troças no esquenta para a chegada do Carnaval da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. De parte dos blocos puxados por trio elétrico, outra parte que integra a festa de Momo no Município, a Associação dos Blocos de Trio Elétrico da Vitória (ABTV) reforçou a retomada da folia após período pandêmico, quando promoveu sua décima edição com feijoada, abrindo o calendário momesco municipal com as presenças dos dirigentes de blocos, clubes e troças carnavalescas, foliões, patrocinadores, autoridades e a imprensa local, no Restaurante Gamela de Ouro, no sábado, 21 de janeiro, com a apresentação da Orquestra Ciclone e artistas que irão se apresentar no Carnaval.

Com o apoio cultural do Engarrafamento Pitú, o formato da Feijoada da ABTV nesta 10ª edição foi reformulado, antes a feijoada não era cobrada aos participantes do evento e inesperadamente cobrou-se R$ 15,00 por prato; além da já tradicionais homenagens prestadas a personalidades e instituições não terem sido a tônica predominante nesse evento.

Segundo o presidente da ABTV, Cristiano Pilako, do Bloco A Saudade, na categoria homenagem póstuma prestada pela entidade, o nome do ex-diretor do Bloco “A Girafa” e grande carnavalesco Helder Néri, falecido em 2021, foi uma unanimidade, contudo, não se registrou presença de nenhum dirigente da Girafa e nem tampouco de um representante familiar do homenageado. Com 25 anos de fundação, Pilako destacou que a ABTV cumpre seu papel como um dos construtores do carnaval vitoriense, aproveitando para anunciar que um resumo da história da entidade fará parte da próxima Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV), conclamando alguns fundadores e diretores presentes ao evento para uma foto oficial.

Outro dirigente a discursar foi Charles Romão, que integra a atual equipe da Secretaria Municipal de Cultura, destacando que o “carnaval de Vitória é apolítico”, reforçando que o grande e secular evento de rua “é raiz vitoriense pura”, e que, portanto, todos estão compromissados em fazer um grande carnaval em fevereiro próximo.

Representando a Prefeitura de Vitória, estiveram presentes os secretários Demétrius Lisboa, Alex Vasconcelos, André Prill, Mano Holanda e Ozias Valentim. O Carnaval 2023 de Vitória terá polos da folia ampliados em alguns pontos da cidade e promete contar com uma superestrutura organizativa, segundo falou o Secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demétrius Lisboa.

Também prestigiaram o evento representantes de Troças Carnavalescas, a exemplo do popular Barrigas D’água, representando o Legislativo esteve o vereador Novo da Banca, a produtora cultural Herika Araújo, e os ex-vereadores Décio Filho e Frasão, além da apresentação do Rei, da Rainha e da Princesa 2023 do carnaval vitoriense, patrocinado pela Agremiação “Rei Momo”.