Ceclin
fev 10, 2010 3 Comentários


Carnaval 2010 é na CASA DO ESTUDANTE EM OLINDA "UEP/UNE"

Juntamente com os carnavais do Rio de Janeiro e de Salvador, o carnaval de Olinda é um dos mais famosos do Brasil. Entretanto, pode-se afirmar que o carnaval de Olinda é o mais popular do Brasil, no sentido de que os festejos são protagonizados pelo POVO.
Não há sambódromos em Olinda: todas as ruas são tomadas pelo povo. Não há trios elétricos em Olinda: a animação e o ritmo são mantidos pelos populares, que formam grupos de todos os matizes, com variados instrumentos e tocando as músicas que desejarem.

O carnaval é aberto a todos; não existe cobrança de ingressos ou necessidade de abadás. Desde cedo, crianças são trazidas pelos pais para participar da festa; de outro lado, pessoas da terceira idade retornam à juventude e também caem na folia.

Os tradicionais bonecos gigantes que capitaneiam vários blocos são, por si só, obras artísticas admiráveis. O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense; acompanhando os bonecos, escuta-se uma variedade de ritmos, com desfiles de afoxés, escolas de samba, caboclinhos e maracatus.

Todos os anos, clones de Presidentes, políticos e outras personalidades do momento comparecem ao carnaval de Olinda. Não é incomum que autoridades compareçam em pessoa às festividades; ao contrário de outros locais, em Olinda os famosos participam da festa anonimamente, junto com o povo.

História da Casa:

Jovens de todo o Brasil começam a se preparar para o carnaval, e Olinda sem duvida é um dos locais mais procurados seja por sua tradição ou pela alegria e descontração do povo pernambucano.

Com o intuito de reunir todos os jovens e estudantes a União dos Estudantes de Pernambuco – UEP em conjunto com a União Nacional dos Estudantes – UNE e o CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte resolveram criar a Casa do Estudante no carnaval de Olinda que em 2010 chega ao seu 5º ano, sendo um dos principais pontos de encontro para quem vem em busca de alegria e de brincar um dos melhores carnavais do Brasil.

Esse ano a casa será no período de 13 ao dia 16 de fevereiro ao lado da Prefeitura de Olinda, na Rua do São Bento com a 15 de novembro, um dos principais pontos do carnaval, pois todos os blocos passam obrigatoriamente por esse percurso.

Além disso, há uma circulação diária de cerca de 1.000 jovens por dia passando pela casa, seja curtindo as atrações ou participando dos blocos da UEP e do CUCA, já que para participar da casa basta apenas apresentar a carteira de estudante da UNE.

Por Anderson Diego,
Tesoureiro da UEP Cândido Pinto.