Ceclin
out 22, 2012 0 Comentário


Capacitação de 1080 pescadores do Estado é promovido pelo Chapéu de Palha da Pesca Artesanal

A partir desta segunda-feira (22) até o próximo dia 27 de novembro, serão realizadas as capacitações do Programa Chapéu de Palha Pesca Artesanal. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro serão responsáveis pela realização dos cursos para 1080 pescadores em 27 localidades do Estado. O investimento é da ordem de R$ 775 mil.

Os pescadores serão divididos em 36 turmas que vão abordar o cultivo juvenis de peixes (alevinão) para repovoamento de rios e açudes, confecção, reparação e manutenção de redes de emalhar e conservação e beneficiamento do pescado. “A partir do esforço do governo de Pernambuco, a pesca artesanal será aperfeiçoada e os que vivem dessa atividade serão qualificados, agregando conhecimento à area em que atuam”, afirmou o secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, Aldo Santos.

Nos municípios de Barreiros, Lagoa de Itaenga, Venturosa, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Afrânio, Ibimirim, Pesqueira e Poção serão realizadas aulas sobre a criação de alevinos. Já os pescadores das cidades do Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu e Paulista serão qualificados para a fabricação de redes de pesca. Por fim, Barreiros, Limoeiro, Goiana, Ipojuca, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Sirinhaem serão capacitados sobre beneficiamento do pescado.