Candidatos que investiram pesado na mídia se elegem para o Conselho Tutelar de Vitória
Após apuração encerrada por volta das 3h30 da madrugada desta segunda-feira (12), o resultado da eleição para as cinco vagas do Conselho Tutelar realizada nesse domingo no Colégio Municipal 03 de Agosto, Centro da Vitória de Santo Antão, confirmou o favoritismo daqueles que investiram pesado nos recursos materiais e de publicidade.
Em uma eleição recheada de impasses jurídicos, pelo qual terminou sendo provocado o seu adiamento pelo Comdica, órgão responsável por organizar o pleito, o Juiz Fernando Raposo, da Comarca de Vitória, havia decidido pela sua manutenção em uma decisão proferida na tarde da última sexta-feira. Tudo em razão de ter havido descumprimento de prazos no tocante ao processo eleitoral que acabou suscitando um pedido de liminar de candidatos que não atingiram a média de aprovação nas provas aplicadas pelo órgão.
Dos três candidatos que tentavam a reeleição para o Conselho Tutelar, apenas dois, Irmã Deia (a primeira colocada) e Armando Macedo (terceiro) confirmaram a renovação de seus mandatos. Filhos de ex-vereadores, Betânia de Barros (filha de Manoel do Oiteiro) e Alex Bezerra (de Baixa Emiliano), superaram na expectativa de votos. Tendo o apoio das principais mídias da cidade e do grupo político do PSB local, o comunicador Jota Santos garantiu sua vaga como segundo colocado na disputa.
Tendo iniciado com atraso após às 9h do domingo (11), a eleição chegou a ter um pequeno tumulto pelo fato da logística instalada no prédio não estar organizada. Em um processo de votação “jurássico”, os eleitores, totalizando 5.756, enfrentaram grandes filas e depositaram seus votos em cédulas de papel, o que dificultou a agilização da votação e sua respectiva apuração. O comparecimento ficou bastante aquém daqueles números registrados em eleições passadas, resultado de um esquema de desmobilização e de desconfiança perceptíveis junto a população, pelo qual acompanhou toda a polêmica que foi gerada pelo processo eleitoral.
De modo que se sobressaiu aqueles que contaram com uma estrutura digna de uma campanha para vereador. Foi a lição que ficou. Confira os eleitos e seus suplentes…
ELEITOS:
Irmã Deia – 1 603 votos
Jota Santos – 1 540 votos
Armando – 1 386 votos
Betânia – 1 336 votos
Alex Bezerra – 1 108 votos.
Suplentes:
Socorro da Saúde – 974 votos
Gilberto Lima – 926 votos
Joselito – 911 votos
Júnior do Gás – 896 votos
Danilo Barros – 812 votos.