• Ceclin
mai 25, 2010 0 Comentário


Câncer infantil será combatido por profissionais de Vitória


Profissionais da saúde de Vitória de Santo Antão e Limoeiro participam, nesta quarta-feira e no próximo dia 9, de capacitações do programa

Vitória de Santo Antão e Limoeiro serão as próximas cidades de Pernambuco a receber novas oficinas do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, quarta (26) e no dia 9 de junho, respectivamente.


Desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), o programa tem como instituição proponente no Estado o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC).
Ao todo, cada cidade receberá sete oficinas.

Em Vitória de Santo Antão, estão participando mais de 200 agentes. Nesta quarta, a partir das 8h, eles recebem orientação sobre quais são e como suspeitar dos sinais e sintomas do câncer na criança e adolescente.

O mesmo tema será o norte da oficina que será realizada com os profissionais da cidade de Limoeiro, no dia 9 de junho.

Durante o ano de 2010, cerca de 700 profissionais da área da saúde de Pernambuco, tais como médicos, enfermeiros e agentes comunitários devem ser capacitados pelo Programa Diagnóstico Precoce em Pernambuco. Mais de 300 profissionais já passaram pelas oficinas promovidas pelo GAC em parceria com as secretarias de saúde municipais, a Fundação Universidade de Pernambuco e a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe).
“Percebemos que, a partir da capacitação, houve maior comprometimento desses profissionais em torno da questão do câncer infantojuvenil”, afirma a coordenadora científica do GAC, Vera Morais.

No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 5 a 19 anos. No entanto, se há 30 anos a chance de cura era de 15%, atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).


Este é o foco do programa, que por meio de capacitações, prepara profissionais do Programa Saúde da Família e pediatras da rede básica para suspeitarem precocemente dos sinais e sintomas da presença do câncer entre crianças e adolescentes e encaminhá-los para o tratamento especializado.


Serviço

Próximas oficinas:

Vitória de Santo Antão – 26 de maio
Tema: Sinais e sintomas
Horário: das 8h30 às 17h

Local: Faculdade Osman Lins – FACOL.

Limoeiro

Abertura e oficina: 09 de junho
Tema: Sinais e sintomas

Horário: das 8h às 12h e das 13h às17h
Local: Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal).

com Informações da Assessoria.