Ceclin
Maio 09, 2008 0 Comentário


Campanha anti-rábica começa neste sábado

Pernambuco inicia neste sábado (10) a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos. A campanha segue até o dia 10 de junho em 75 municípios – os que apresentaram casos de raiva no ano passado e cidades vizinhas – e a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é de que pelo menos 80% dos animais sejam vacinados. Esta é a primeira etapa da campanha anual de imunização de cães e gatos. Serão colocados 4.082 postos fixos e, aproximadamente, 898.158 doses da vacina.
No ano passado foram notificados dois casos de raiva felina e 16 de canina em Pernambuco. Em 2008, até agora, houve cinco casos de raiva canina, sendo um no Sertão e quatro deles no Grande Recife. Após o caso registrado no Sertão, a Secretaria Estadual da Saúde fez um bloqueio vacinal na região, que, por conta disso, não vai precisar receber esta primeira etapa da campanha anti-rábica.
Quando a pessoa é atacada por um cão ou gato deve tomar providências imediatas, tais como: Lavar o local (mordedura ou lambedura) com água e sabão. Esses cuidados são muito importantes para eliminar o vírus da raiva ainda no ferimento, evitando a sua penetração no organismo; procurar imediatamente o serviço de saúde para receber orientação e, se for o caso, iniciar o tratamento feito com vacinas e, se necessário, soros; no caso de necessitar de tratamento a pessoa não pode interrompê-lo por conta própria, sob o risco de contrair a doença por falta do número de doses que dão a proteção completa.
Cuidados – A vacina não tem contra-indicação e pode ser aplicada em cães e gatos a partir do 15º dia de vida. Até mesmo as fêmeas gestantes podem ser imunizadas. Os donos, porém, devem ficar atentos ao comportamento do animal, pois ele pode ter uma reação pós-vacinal. Os sintomas são febre, sonolência, vômito e diarréia e costumam não ter conseqüências mais graves. (Pernambuco.com).