Ceclin
Maio 06, 2010 14 Comentários


Caminhada marca Semana do pau-brasil em Glória do Goitá

Encerrando as comemorações alusivas a Semana do Pau-Brasil os alunos das escolas Santa Rita, Santos Paes e Djalma Paes do município de Glória do Goitá, fizeram nesta quinta feira (6), uma caminhada saindo da praça central do município até o bosque de Pau-Brasil situado na entrada da cidade, vizinho ao terminal rodoviário gloriense.

A caminhada organizada pelo professor Johnny Retamero, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Glória do Goitá, contou com a presença das Secretarias Ivanilda, Ilza, da diretora da Escola Santa Rita Tânia e do Secretário de Infra Estrutura Jaime.

Para acompanhar a caminhada, foi convidada Ana Cristina da Fundação Nacional do Pau Brasil, filha do Professor Roldão de Siqueira Fontes que plantou pessoalmente o bosque de Pau-Brasil visitado hoje pelas crianças.

Durante a semana as crianças recolheram garrafas pet que foram levadas ao local onde Ana Cristina junto com colaboradores do FUNBRASIL ensinaram a reutilização das mesmas na irrigação das árvores por gotejamento.
Ana explicou que essa técnica quando empregada em qualquer planta durante os meses de estiagem ajuda no desenvolvimento, fazendo com que ela tenha um melhor crescimento.

Durante o evento foi perceptível o entusiasmo das crianças pendurando as garrafas preparadas nas árvores e se comprometendo em formar grupos para uma vez por semana, reabastecer as garrafas com água sob a assistência dos professores e colaboradores que estavam presentes ao evento.

Ao terminar o evento, Ana Cristina agradeceu a todos e lembrou que o bosque de Pau Brasil foi plantado pelo seu pai em 1993 sendo um dos seus últimos trabalhos realizados em defesa da árvore que deu o nome ao nosso País.

Por Orlando Leite.