Ceclin
mar 12, 2021 0 Comentário


Câmara de Vitória autoriza Prefeitura para compra de vacinas

Expediente agora foi encaminhado para sanção do prefeito Paulo Roberto, sendo etapa obrigatória para participação no consórcio da FNP

Por Lissandro Nascimento

A Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão aprovou, na sexta-feira (12.03), o Projeto de Lei (PL) n° 03/2021 pelo Poder Executivo, por meio do prefeito Paulo Roberto (MDB), que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19,  através do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O projeto foi aprovado por unanimidade dos 19 vereadores durante sessão extraordinária, sendo esta, uma etapa obrigatória para a participação de Vitória no consórcio com outras dezenas de municípios pernambucanos.

Agora, o projeto de lei será encaminhado para sanção do prefeito de Vitória, devendo ser publicada no Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e enviada para o email do consórcio. Assim, Vitória e outros 1.702 municípios brasileiros poderão participar da Assembleia Geral de instalação do consórcio, no dia 22 de março. Vitória foi um dos três primeiros municípios pernambucanos a assinar a intenção de compras aderindo ao Consórcio Público que também contempla a possibilidade de aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos para controle e combate à pandemia. O suporte aos municípios ocorre diante do caso de que o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não vem conseguindo suprir a demanda nacional de vacinar a população.

VACINAÇÃO 

O plano de vacinação em Vitória de Santo Antão começou no dia 19 de janeiro com a chegada das primeiras doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório chinês. Hoje a cidade totaliza o recebimento de mais de 6 mil vacinas dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Os imunizantes utilizados foram aplicados nos idosos a partir de 80 anos, em profissionais de Saúde e de várias categorias, alguns, inclusive, tendo recebido a segunda dose. Também já foi iniciada a aplicação das doses nos coveiros e funcionários de funerárias que têm contato direto com cadáveres potencialmente contaminados.

Com a chegada de novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação agora segue com os idosos a partir de 78 anos. A partir desta segunda-feira (15.03), as pessoas deverão se cadastrar para agendar o dia e hora de receber a imunização, no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br/.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulga que até a presente data dentre os casos positivos para a Covid-19 na cidade, 185 vitorienses evoluíram para óbitos.