Câmara de Pombos derruba veto de projeto polêmico
Teve inicio na noite da última quinta feira (7) na Câmara de Vereadores da Cidade de Pombos mais um período de reuniões.
Após a chamada nominal dos parlamentares, a qual foi registrada a presença de todos, o Presidente da Casa Legislativa Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteira do PC do B), declarou aberta a sessão e solicitou que fosse feita a leitura da ata da sessão anterior que posteriormente foi aprovada por unanimidade.
Dando sequência aos trabalhos da casa, Marcos solicitou ao 1º Sectetário José Roberto dos Santos (Beto da Ambulância do PR), que fosse lida a ordem do dia enviado pelo Poder Executivo quanto a um veto ao projeto de lei de nº 03/2010 do vereador Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR) onde proíbe a concessão de registro e licença de funcionamento a empresas que manipulem ou incinerem lixo hospitalar e outros resíduos considerados perigosos ao Município, além de um Projeto de Lei dando nova redação a Lei de nº 550/1999, que diante da evolução social a mesma se tornou obsoleta, necessitando assim nova redação.
Também foram apresentados o Projeto de Lei 04/2010 solicitando o reconhecimento como de utilidade pública a Banda Municipal Padre Galdino sediada em Pombos. Projeto 05/3010 sobre o reconhecimento como de utilidade pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais sediada no Sítio Porteira 2 no município de Pombos, ambos de autoria do vereador Marcos de Porteira.
Finalizando a leitura da ordem do dia, foi lido o Requerimento nº 52/2010 do vereador Severino Genaro Felix de Almeida (Genaro da Pedreira do PSB), solicitando da gestão municipal que estude a possibilidade de fazer com que a História do Município seja matéria obrigatória no currículo escolar tanto para o aluno como também para os professores em reuniões pedagógicas; e do Requerimento 53/2010 do vereador Beto da Ambulância, solicitando da Prefeitura a possibilidade de nomear uma rua do loteamento Manoel Gomes de Assunção, neste Município, com nome do senhor Severino Manoel do Nascimento, homenageando o cidadão que foi um dos primeiros comerciantes da localidade.
Após a leitura da ordem do dia, foram deliberados os Requerimentos que foram aprovados por unanimidade e posteriormente posto o veto da Prefeita Jane Povão (PR), que conforme o Regulamento da Casa Legislativa foi feito através de votação secreta, sendo o mesmo derrubado por 8 votos contra 2. Os projetos ficaram para apreciação para serem deliberados em reunião seguinte.
Por não haver mais pauta para deliberação, Marcos de Porteira iniciou o tempo livre para os parlamentares usarem a Tribuna para suas citações.
Sendo o primeiro a usar a Tribuna o vereador Genaro da Pedreira agradeceu aos colegas vereadores o apoio ao seu requerimento, ressaltando a importância do mesmo dizendo que o livro da professora Gasparina tem muita importância para a história do município.
“A professora Gasparina desenvolveu um brilhante trabalho sobre a história de Pombos e o município precisa reconhecer este livro nas salas de aula para que nossos estudantes saibam como surgiu nossa cidade”, pontuou o parlamentar.
Finalizando, declarou seu apoio a Banda de Música pombense, o qual fez uma doação de um instrumento para a mesma por achar que a musica seja uma ponte para uma carreira profissional promissora.
Para a vereadora Maria das Graças Bezerra (Neide de Roque do PMN), elogiou o parlamentar Genaro pelo seu requerimento e ressaltou a importância que esse livro tem para o município.
Lembrou que ela e muitos dos presentes foram alunos da professora Gasparina e encerrou suas palavras dando seu testemunho sobre a dedicação que a mestra tinha com seus alunos.
Sendo o último a utilizar a Tribuna, Beto da Ambulância parabenizou o vereador Genaro pelo seu requerimento, salientando a importância da professora Gasparina para a história de Pombos devido a sua dedicação em compor em livro a evolução da cidade.
Beto agradeceu a votação que a população do Município deu ao candidato Eduardo Campos e ao deputado federal que ele apoiou.
“A resposta do povo vem dessa forma através das urnas, por isso deve ser observado como exemplo para os políticos para que trabalhem e continuem sendo dignos de seus votos”, ressaltou o vereador.
Encerrando sua participação o parlamentar salientou a importância do político se integrar com a população. “Isso serve de exemplo para todos os políticos que estão no poder hoje, porque quem não se prepara e não presta serviços a população corre o risco de não voltar, pois há muitas pessoas preparadas e concorrentes querendo voltar”, pontuou.
Não havendo mais inscritos, o presidente da Casa Legislativa declarou encerrada a Sessão, convidando a todos para o próximo que ocorrerá no horário regimental.
Por Orlando Leite.