• Ceclin
dez 11, 2018 0 Comentário


Câmara de Limoeiro pretende corrigir data da emancipação política

Câmara de Limoeiro vereadores

A sociedade limoeirense discutiu a correção da data de Emancipação Política do Município na manhã dessa segunda-feira (10/12). A Audiência Pública ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Limoeiro, no Agreste.

A discussão veio à tona após a constatação histórica feita por pesquisadores do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL). Agora, junto ao Poder Legislativo, através de sugestão do vereador Marcos Sérgio, o assunto deve se tornar Lei e a data festiva de emancipação deve alterar do dia 6 de abril para o dia 27 de julho.

“O 6 de abril é a data da eleição do primeiro prefeito do Município, porém, antes, desde 1811, Limoeiro tornou-se emancipado através do Alvará Régio concedido pelo príncipe regente, D. João”, explica o presidente do IHGCL, Sivaldo Venerando. Foi nessa data que Limoeiro se emancipou de Igarassu.

O próximo passo é ampliar o debate com a sociedade no mês de janeiro, para em seguida possa ser apresentado o projeto na Câmara reconhecendo a data correta, 27 de JULHO DE 1811.