• Ceclin
mar 27, 2019 0 Comentário


Câmara aprova correção da data de Emancipação Política de Limoeiro

Câmara Municipal de Limoeiro

Blog Elielson Lima

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Limoeiro, na manhã desta quarta-feira (27/03), foi aprovado o Projeto de Lei nº 001/2019, que estabelece o dia 27 de julho como a data de Emancipação Política de Limoeiro, no Agreste. A propositura foi um pedido do Legislativo ao Executivo. Os vereadores aprovaram a mudança por unanimidade.

A reunião contou com a presença dos representantes do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL), através de Sivaldo Venerando (presidente), Maria Inês Duarte (vice-presidente) Ana Karina (secretária) e Dr. José Barbosa (sócio fundador). Dr. Barbosa e Inês Duarte haviam iniciado a pesquisa sobre a verdadeira data de emancipação de Limoeiro, que é o dia 27 de julho de 1811.

“É muito gratificante, pois o Instituto Histórico reuniu e aprofundou a pesquisa, organizando a discussão e fornecendo os subsídios necessários para esse momento histórico. Também o debate foi levado à sociedade, através dos meios de comunicação e comunicados às entidades, principalmente da área da Educação”, explicou o presidente do IHGCL, Sivaldo Venerando. A outra data, 06 de abril de 1893, se refere à eleição do primeiro prefeito, o Comendador Pestana. A nova data já pode ser comemorada a partir deste ano. A propositura foi do vereador Marcos Sérgio (PSD), que abriu espaço para os demais vereadores se associarem.

Informações do Instituto Histórico