• Ceclin
dez 01, 2008 4 Comentários


Calçadão da Matriz de Santo Antão é gradeado


do site Infodiversidade.com

Há algumas semanas o calçadão da Igreja Matriz de Santo Antão, localizada no bairro da Matriz na cidade da Vitória de Santo Antão, está passando por reformas estruturais.
A intenção principal é prover a segurança do Patrimônio Histórico e Cultural da arte barroca cristã, onde em 1626 foi edificada a Capela de Santo Antão, que (depois de incendiada pelos holandeses e posteriormente reconstruída) com o andar dos tempos, veio a servir de Matriz. O 1º Vigário da Freguesia foi o Pe. José Fernandes da Cruz, que esteve à frente da Paróquia de 28 de maio de 1732 a 10 de julho de 1738, e que os primeiros assentamentos de batizado e casamento são de 1732.
A inovação de cercar as igrejas toma conta de todo o Estado. No caso de Vitória de Santo Antão a primeira a aderir a tal prática foi a Igreja de Nossa Senhora do Livramento.
No calçadão da Matriz em eventos como o Carnaval, as pessoas se aglomeravam como se fosse uma arquibancada ao ar livre, com a reforma isto não será mais possível, pois nestes eventos os portões que restringem a entrada para acesso ao calçadão e posteriormente as dependências da Igreja Matriz ficaram fechados.

Notícia Postada em 30/11/2008 às 12:46:26 por: INFODIVERSIDADE.COM