Ceclin
out 02, 2008 1 Comentário


Caixa garante que vai leiloar área da Rede Ferroviária

Publicado em 02.10.2008

A Caixa Econômica Federal (CEF) está determinada a vender o terreno da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) localizado no Cais José Estelita. Segundo o gerente da CEF responsável pela venda dos bens da RFFSA, Nagib Miguel Just, o banco está apenas cumprindo determinação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Já o governo do Estado, que espera ocupar a área com um centro administrativo, torce pelo fracasso do certame.
A área da RFFSA foi transferida durante o processo de liquidação da rede ferroviária, para a SPU. A SPU então determina o que fazer com os imóveis. Neste caso, a SPU pediu à Caixa que leiloasse o bem, sendo os recursos obtidos transferidos para um fundo que foi criado para saldar os passivos da rede. “A única coisa que podemos, legalmente, é vender o imóvel”, afirma o gerente da CEF Nagib Miguel Just.
O valor do terreno foi fixado com preço mínimo de R$ 55,278 milhões. A área possui 101,7 mil m², contendo edificações em forma de galpões de armazenagem e outras pequenas benfeitorias. O processo de venda dos bens da RFFSA por parte da Caixa está no começo. “Já vendemos alguns imóveis no Paraná e Minas Gerais. O processo está no começo ainda”, afirma. Mas, apesar de estar em etapas iniciais e ser do interesse do governo de Pernambuco, a área será leiloada nesta sexta mesmo, defende o gerente da Caixa. “É o que determina a lei 11483/07, que extinguiu a RFFSA”, defende. (Jornal do Commercio).