Ceclin
mar 04, 2016 0 Comentário


Brasil recebe placa comemorativa de reconhecimento como referência de doação de leite materno

Saude brasileira reconhecida

Após uma pesquisa realizada pela revista britânica The Lancet, que revelou que o Brasil tem a maior quantidade de doadores de leite materno do mundo, a Organização Pan-Americana (OPAS/OMS) reconheceu em cerimônia realizada na quarta (02) em Brasília, o País como referência neste quesito. Uma placa comemorativa foi entregue ao Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

A pesquisa revela que o Brasil possui 213 unidades de Bancos de Leite espalhadas pelo território nacional, o que representa 72,9% dos sistemas de armazenamento do mundo. Entre 2008 e 2014, foram coletados 1,1 milhão de litros de leite doados, e as mulheres brasileiras foram responsáveis por 89,2% desse total.

Foram repassados R$ 3,2 milhões nos últimos quatro anos para a manutenção dessas unidades de armazenamento e distribuição de leite materno. A tecnologia utilizada no Brasil, que é de baixo custo, já foi exportada para diversos países.

O Brasil também teve posição de destaque na questão da amamentação. Segundo o estudo, as brasileiras amamentam mais que britânicas, americanas e chinesas. Os dados apontaram que no Brasil, a taxa de amamentação exclusiva (sem a inclusão de outros alimentos) para crianças até os seis meses é o dobro do verificado na China, no Reino Unido e nos Estados Unidos. O Brasil também fica na frente nas taxas de amamentação até um ano de idade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde