Bradesco e Itaú lideram número de queixas no Procon-PE
O Procon-PE atendeu no mês de outubro deste ano, 5.318 consumidores, resultando em 2.732 reclamações. O primeiro e o segundo lugares ficaram com os bancos. O grupo econômico do Bradesco contabilizou 77 reclamações e foram registradas 74 queixas contra o Itaú. O terceiro e quarto lugares ficaram, respectivamente, com a Celpe e a Motorola.
De acordo com as informações do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema de dados utilizado pelo Procon-PE, entre os consumidores que abriram reclamações contra os bancos, as maiores queixas são de cobrança indevida e/ou abusiva.
O Procon-PE está divulgando o ranking por grupo econômico onde se contabiliza os dados de todas as empresas que fazem parte de um mesmo setor. O grupo econômico Bradesco, por exemplo, engloba o Banco Bradesco, a Bradesco Cartões, Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Saúde, Bradesco Promotora e Bradesco Capitalização e Companhia de Seguros Bradesco.
Para abrir uma reclamação no Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma das 59 unidades munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Ranking das empresas mais reclamadas em outubro de 2018:
1º – Grupo Econômico Bradesco – 77
2º – Grupo Econômico Itaú – 74
3º – Celpe – 73
4º – Motorola Industrial – 57
5º – Compesa – 53
6º – Grupo Claro – 49
7º – Crefisa – 45
8º – Motorola – Connect – 44
9º – Via Varejo – 43
10º – TIM Nordeste – 42