Ceclin
jan 21, 2013 0 Comentário


Blogueiros fortalecem intercâmbio no Agreste de PE

Fotos: Marcio Souza / AVV Imagem

A cidade de Bom Conselho, no Agreste Meridional de Pernambuco, realizou no último final de semana (dias 19 e 20), o 4º Encontro de Blog’s e Mídias Digitais da região, reunindo blogueiros de diversas cidades pernambucanas, além de representantes da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), através do Presidente Lissandro Nascimento, do município de Vitória de Santo Antão e do Vice-presidente Lúcio Mauro, da Cidade de Bom Jardim. O evento foi promovido pelo comunicador Cláudio André “O Poeta”, que também tem seu blog na cidade de Bom conselho.

Na noite do sábado (19), os blogueiros foram recebidos na Churrascaria Tempero Gaúcho às margens da rodovia PE 218, onde definiram a logística do dia seguinte. O Hotel Sol Nascente, em Bom Conselho, recepcionou os membros da Blogosfera pernambucana, alguns deles dos municípios da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. A abertura aconteceu na manhã do domingo (20), no Educandário Menino Jesus de Praga, tratando de assuntos importantes no mundo virtual, como a segurança nas redes sociais, o Marcio Civil na Internet e o Google Adsense.

Lissandro Nascimento, presidente da ABLOGPE, destacou a importância da Associação e ressaltou o poder dos blog’s, os quais podem jogar um papel mais amplo nos grandes centros. Para ele, o 4º encontro é mais uma iniciativa para profissionalizar este meio de comunicação que a cada dia vem se expandindo de forma rápida e exerce um papel determinante no meio social. Na oportunidade, ele abordou quanto ao Marco Civil da Internet ressaltando diversos tópicos da tramitação do projeto de Lei na Câmara dos Deputados. “O Brasil precisa de uma ‘constituição’ da Internet que possa ser democrática e que não tenha normas de restrição, assim como o trabalho dos blog’s possam colaborar na democratização da Web no País, por isso devemos acompanhar de perto”, alertou.

Lúcio Mauro, da cidade de Bom Jardim, explicou como funciona o Google Adsense e como usar as suas ferramentas, despertando o interesse dos blogueiros em profissionalizar o rendimento do blog. “Esse conhecimento quero compartilhar com os blogueiros. Todos podem desfrutar desse meio, mas para isso tem que ter o conhecimento de que o instrumento existe”, disse Lúcio. O advogado Renato Curvelo, tratou dos riscos nas redes sociais além dos tipos de situações jurídicas comuns quanto ao uso da internet.

Convidado, Lissandro irá participar inclusive neste final de semana da fundação da Associação dos Blogueiros do Rio Grande do Norte, precisamente em Natal.