Ceclin
ago 07, 2013 0 Comentário


Blog do Pilako denuncia o palanque político criado em torno dos 70 anos da Escola Pedro Ribeiro

O Blogueiro Cristiano Pilako considera o filho do prefeito Elias Lira, Joaquim Lira, como “Amigo da Onça”, em razão de que a Prefeitura da Vitória de Santo Antão nunca ter se posicionado quando o IDEB considerou o educandário como uma das piores escolas públicas de Pernambuco. Pois bem, recentemente a Escola Pedro Ribeiro completou 70 anos e houve uma festa patrocinada pela escola com dinheiro público, é bom que se diga, tudo para terminar em um comício partidário.

Na ocasião, o Blog A Voz da Vitória preferiu não registrar pelo caráter extremamente populista da coisa, porém o amigo do Blog do Pilako abordou muito bem esta temática e reproduzimos para os nossos leitores. CONFIRAM…

do Blog do Pilako…

“Tomei conhecimento, através do site oficial da Prefeitura, das festividades alusivas aos 70 anos de fundação da Escola Pedro Ribeiro localizada no bairro da Matriz. A diretora do educandário, a amiga Maria de Fátima Medeiros, é uma pessoa animada e vibradora em tudo que faz, receba assim, nossos parabéns pela iniciativa.

Muito bem, sempre reprovei a maneira escancarada como os políticos de nossa cidade utilizam-se dos seus meios de comunicação para se promoverem e fazer politicagem, isso porque, os mesmos, são concessões públicas e portanto estão subordinados à normas pré-estabelecidas.

Recentemente também recriminei à utilização do SITE institucional da prefeitura na tentativa de “esquentar” o nome do ex-deputado André de Paula (PSD), já que no próximo ano teremos eleições e o prefeito tem intenção em apoiá-lo.

Pois bem, a matéria veiculada no referido site realçando o evento das festividades dos 70 anos da escola Pedro Ribeiro se preocupou tanto em evidenciar o ex-aluno Paulo Roberto, como também o “amigo da escola”, Joaquim Lira, que esqueceu de fazer referência para informações importantes, já que se trata de matéria relacionada a fatos históricos.

Em momento algum o editor fala no nome do Prefeito que fundou a escola há 70 anos. Ou seja, se estamos em 2013 e a comemoração é de 70 anos de fundação, em uma conta rápida, chegaremos ao ano de 1943, portanto o prefeito que fundou aquela escola foi o professor José Aragão que governou a cidade no período de 1942 a 1944. Coube ao ex-prefeito José Augusto Ferrer construir, no início da década de 1960, o atual prédio onde ela se encontra hoje.

Outra coisa, Anaci, como foi dito na referida matéria produzida pelo site da prefeitura, não é filha nem muito menos esposa do ex-prefeito José Augusto. O nome da viúva do ex-prefeito é Dona Arací, e da sua única filha é Elisabeth.

GEM PEDRO RIBEIRO – ESTE PREDIO FOI INCIADO E CONCLUIDO NA 1º ADM DE JOSE FERRER (1959 – 62)

Outra coisa curiosa é que na hora da FESTA, DO OBA-OBA, DE CORTAR O BOLO PARA SAIR NA FOTO apareceu de tudo. Prefeito, vice-prefeito, secretários, ex-alunos e até um suposto “amigo da escola”.

O fato é que há um ano, em agosto de 2012, quando a escola Pedro Ribeiro ficou catalogada entre as 10 piores do Estado, segundo IDEB, não apareceu ninguém para dar uma explicação.

Nem o Prefeito Elias Lira, nem o Vice-prefeito Henrique Filho, nem a Secretaria sobrinha do prefeito Maria José Lira, nem ex-aluno e muito menos o “amigo da escola” Joaquim Lira. Aliás quem tem um “amigo” desses que deixa a escola ficar nas últimas colocações no IDEB, sinceramente não precisa de inimigos, este, Joaquim Lira, aparentemente se configura com um verdadeiro Amigo da Onça”.

 É isso aí! PARABÉNS PILAKO!

Cabe agora o posicionamento do Ministério Público, pois há uma clara configuração de uso da máquina pública em benefício pessoal.