Ceclin
nov 11, 2013 0 Comentário


Baxinha conquista presidência do PT da Vitória de Santo Antão

Os filiados ao Partido dos Trabalhadores em todo o País participaram neste domingo (10) do Processo de Eleições Diretas – PED 2013 do PT. É a fórmula que os dirigentes do partido utilizam para definir suas instâncias nacional, estadual e municipal eleitos diretamente pelos militantes que estiverem em dia com as suas contribuições partidárias. Em Vitória de Santo Antão, a votação do PED 2013 aconteceu na Câmara de Vereadores durante todo o dia.

Disputaram o cargo de presidente municipal do PT o advogado Aristides Félix Júnior e o pedagogo Sebastião Pereira da Cruz, conhecido por Baxinha, este último saiu vitorioso com a maioria dos votos. Em Pernambuco, concorreram ao cargo de presidente da sigla Bruno Ribeiro, Wladimir Fernandes, Teresa Leitão e Edmilson Menezes.

Com 1.735 filiados ao PT de Vitória, apenas 725 estavam aptos a participar do PED neste domingo. Destes, 277 compareceram as urnas alcançando 25% do quórum. Baixinha alcançou precisamente 164 votos derrotando Aristides que obteve 80 votos. Foram somados 25 votos em Branco e 08 Nulos.

Com relação às chapas de ambos, a Chapa que integrou a Diretoria de Baxinha alcançou 160 votos, enquanto a diretoria municipal de Aristides obteve 67, sendo 05 Nulos e 45 votos em Branco. Nesta proporção, Baxinha poderá indicar 60% dos integrantes do Diretório, enquanto Aristides indicará 40% da direção do PT local. Em Vitória, Rui Falcão ganhou para presidente nacional obtendo 236 votos. Na disputa da presidência estadual Bruno Ribeiro alcançou 159 votos, já a Deputada Teresa Leitão obteve 83 votos dos filiados em Vitória.

O presidente atual do PT Vitória, o empresário Jailton Albuquerque, não compareceu a votação, nem ele e nem o seu grupo. Segundo informações, Jailton ficou insatisfeito com o desempenho partidário nas eleições 2012, quando o partido disputou a eleição com a candidatura deste a prefeito, formando a coalizão PT/PCdoB/PV. Apesar de não ter adquirido uma expressiva votação na disputa majoritária dominada pela polarização Elias & Aglailson, o partido se posicionou bem e quase atinge o coeficiente eleitoral.

Há três décadas que foi fundado em Vitória, o PT participou de todas as eleições majoritárias no Município. Em 1982, lançou para prefeito de Vitória o agricultor Dão de Galileia. Em 1986 compôs a chapa Tomé Ferraz (PSB) com Socorro Santos (PT) na vice. Em 1990, lançou a candidatura do professor Dodó Carvalho. Já em 1994, participou da chapa de Pedro Queiroz (PPS) indicando a professora Alcione Almeida para Vice. Em 1998, apoiou a candidatura a prefeito do empresário Antônio de Lemos (PST), o apoiando novamente na eleição de 2002, desta vez tendo Aristides Félix como candidato a vice.

Com o resultado do PED do PT deste domingo, Baxinha assume pela primeira vez na história da sigla a presidência municipal. Aristides chegou a ser presidente da legenda apenas uma vez na década de 90.

Fotos: AVV / Imagem