• Ceclin
set 15, 2008 0 Comentário


Banda larga no País é insuficiente

(Folhapress) – A qualidade da internet banda larga (rápida) no Brasil está entre as piores no mundo e é insuficiente para atender as necessidades dos usuários que usam hoje os aplicativos da web. Segundo estudo com 42 países divulgado na última sexta, a internet brasileira só é melhor que o serviço de quatro nações. Somente Chipre, México, Índia e China oferecem um serviço inferior ao brasileiro.
A internet rápida no Brasil não é considerada adequada hoje para ver vídeos em sites como YouTube, baixar pequenos arquivos e navegar pela rede, mostra a pesquisa feita para a Cisco pelas universidades de Oxford (Reino Unido) e Oviedo (Espanha). O estudo deve ser divulgado com mais detalhes sobre o Brasil hoje.
A pesquisa leva em conta a velocidade do acesso, os atrasos na rede e a perda de dados e, a partir dessas informações, dá uma nota para o serviço de banda larga de cada país. “Nós estamos olhando para a qualidade, não para a penetração”, afirmou, em nota, Fernando Gil de Bernabé, diretor da Cisco.
O estudo afirma, por exemplo, que a velocidade mínima adequada para baixar arquivos na internet é de 3,75 Mbps (megabits por segundo). No Brasil, pesquisa da própria Cisco considera banda larga a internet com velocidade de 128 kbps (muito inferior ao desejado).