Ceclin
out 18, 2021 0 Comentário


Balcão de Direitos estará nesta quinta (21) na Escola Polivalente em Vitória

Quinta (21.10), o Balcão estará em Vitória de Santo Antão, na Esc. Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho. Foto: Ray Evllyn/SJDH

Balcão de Direitos aporta em municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco na quarta (20), quinta (21) e sexta (22)

A fim de promover cidadania e direitos humanos à população pernambucana, que nesta quarta-feira (20.10), quinta (21) e sexta (22) o Balcão de Direitos, programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o programa Governo Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPPVD), aportará em cidades do Agreste e Mata Sul de Pernambuco, com serviços para emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. A primeira ação acontecerá no município de Vertente do Lério, na Escola Municipal José Batista De Souza, localizada na Avenida Capitão Luiz De França, Centro, no horário das 9h às 13h.

Quinta-feira (21.10), o Balcão estará na cidade de Vitória de Santo Antão, Mata Sul, na Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, situada na Rua Doutor Demócrito Cavalcante, Livramento. Já sexta-feira (22), as atividades ocorrerão em Sirinhaém, na Escola de Referência Doutor Eurico Chaves, localizada na Rua Marquês de Olinda, 361, Centro. Ambas as atividades serão realizadas no horário das 8h às 12h.

Os interessados deverão comparecer ao local munidos com a certidão antiga ou documento de identidade, original ou xerox. As atividades seguem as medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus, tais como: uso obrigatório de máscaras faciais, distanciamento social, disponibilização de álcool a 70%, aferição de temperatura e frequente higienização do ambiente, dentre outros.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade, onde a emissão da primeira via é totalmente gratuita. Quem necessitar emitir uma nova via precisa realizar o pagamento de uma taxa de R$ 24,36. O processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos no local. O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Ação de Cidadania também traz serviços para quem quiser cuidar da saúde, no local será possível aferir a taxa de glicemia, a pressão arterial e a temperatura do corpo.  Nos eventos, é possível fazer teste para identificar doenças como sífilis, hepatites virais e fazer teste rápido para detectar a Covid-19.  Também haverá apresentação de informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Além das atividades itinerantes, a população também poderá ter acesso gratuito a esses serviços no posto fixo do Balcão de Direitos, localizado na Rua Djalma Farias, 250, Bairro do Torreão, no horário das 9h às 16h. Mais informações através do número (81) 9.9488-2311.

Dia: 20/10

Município: Vertente do Lério

Local: Escola Municipal José Batista De Souza

Endereço: Avenida Capitão Luiz De França, Centro

Horário: 09h às 13h

Dia: 21/10

Município: Vitória de Santo Antão

Local: Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho

Endereço: Rua Doutor Demócrito Cavalcante, Livramento, Vitória de Santo Antão

Horário: 08h às 12h

Dia: 22/10

Município: Sirinhaém

Local: Escola de Referência Doutor Eurico Chaves

Endereço: Rua Marquês de Olinda, 361, Centro, Sirinhaém

Horário: 08h às 12h.