Ceclin
Maio 28, 2018 0 Comentário


Aulas suspensas e serviços funcionando parcialmente em Vitória de Santo Antão

Comercio de Vitória de Santo Antão foto Pedro Silva A Voz da Vitória

A Prefeitura de Vitória de Santo Antão informa que diversos serviços públicos providos pela gestão estarão comprometidos nesta segunda-feira (28/5), em consequência da falta de abastecimento nos veículos, diante da mobilização dos caminhoneiros em todo o País, que chegou ao 8º dia.

Já as escolas da rede municipal de ensino estarão fechadas, por conta da dificuldade de mobilidade dos gestores e professores. A Secretaria Municipal de Educação irá pactuar uma agenda de reposição das aulas, para garantir os 200 dias letivos, definidos pelo Ministério da Educação, informou Jarbas Dourado Castro, Secretário de Educação.

Para tanto, as Unidades de Ensino Urbano, por receberem alunos da Área Rural, estarão também paralisando, visto que, torna-se inviável funcionar sem a presença de todo corpo discente. Já as aulas da rede estadual de ensino de Pernambuco estão mantidas na segunda (28), de acordo com o Governo do Estado. Quanto ao transporte universitário gerido pela Prefeitura de Vitória também foi afetado pela falta de combustível, prejudicando a locomoção de estudantes vitorienses até o Grande Recife.

Uma das atividades essenciais à municipalidade, a coleta do lixo começou a dar sinais de acúmulo nas ruas. Inúmeros bairros apresentam amontoamentos do lixo domiciliar em virtude da diminuição da frota coletora gerida pela empresa Locar Saneamento Ambiental.

UNIVERSIDADES 

As reitorias das universidades de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgaram, na manhã de ontem (27), que o expediente e as aulas desta segunda-feira (28) estão suspensos. Diante da continuidade da greve dos caminhoneiros, o desabastecimento de combustível afeta o transporte público no Recife desde a semana passada. As instituições também não funcionaram na última sexta-feira (25).

O IFPE suspendeu as aulas e expediente desta segunda-feira em todos os Campi do Estado. Suspenso, também, as aulas e expediente administrativo nos Campi Recife, Vitória e Caruaru da UFPE. Os serviços do Hospital das Clínicas e da Superintendência de Segurança Institucional seguem normais. A UFRPE também justificou “impossibilidade de regularização da mobilidade” e suspendeu todas as atividades nesta segunda-feira.  A mesma medida foi tomada pela FACOL e FAINTVISA.

Já a UPE afirmou que a suspensão ocorre de forma preventiva para minimizar os transtornos enfrentados por alunos e profissionais para chegar à instituição. No entanto, os serviços nas unidades do Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), serão mantidas. “Serão priorizados os casos com gravidade clínica e situações emergenciais”, afirma a nota da reitoria da UPE.

Hoje pela manhã, devido aos problemas ainda verificados no transporte público e no abastecimento de combustíveis, a Reitoria da UFPE decidiu cancelar, também para esta terça-feira (29), as atividades acadêmicas e administrativas nos campi Recife, Vitória e Caruaru.