Ceclin
out 27, 2021 0 Comentário


Aulão Esperançar 2021 é promovido pela GRE Mata Centro

“Aulão Esperançar 2021”, realizado pela GRE Mata Centro, na Serra Negra, em Bezerros, com estudantes e professores de vários municípios da região. Fotos: Moyra Ferreira/Divulgação.

A Gerência Regional de Educação Mata Centro, em parceria com o Centro Universitário Faculdade Osman Lins – Unifacol e tendo a Prefeitura de Bezerros como anfitriã, promoveu, nessa terça-feira (26.10), no anfiteatro da Serra Negra, o super “Aulão Esperançar 2021” para estudantes dos 3º anos das escolas regulares, técnicas e integrais, além de jovens da Educação de Jovens e Adultos, EJA Campo e Projeto Travessia, dos 13 municípios pertencentes à GRE Mata Centro.

O Aulão, que faz parte do projeto Esperançar: Protagonismo e Sonhos, foi conduzido pelo poeta e repentista Toinho Mendes e contou com a participação especial dos professores Fernanda Pessoa (Redação), Darlan Moutinho (Matemática) e Lucas Fialho (Química), além dos prefeitos das cidades de Bezerros, Lucielle Laurentino, Barra de Guabiraba, Diogo Carlos, Gravatá, Padre Joselito Gomes, Glória do Goitá, Adriana Dornelas, Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, entre outros.

“O projeto Esperançar é muito especial para nossa regional, por meio dele levamos uma mensagem de motivação, entusiasmo e garra para os nossos estudantes. Com ele, estamos criando espaços para dizer aos jovens que, apesar das dificuldades, o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, é possível. Com esse aulão queremos dar a eles todo suporte para que tenham bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas avaliações externas”, disse a gestora da GRE, Kátia Monteiro.

Segundo dados da GRE Mata Centro, mais de 1.700 estudantes e professores dos municípios integrantes da regional, devidamente testados e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, participaram presencialmente do encontro, que celebrou a retomada dos eventos públicos no famoso pólo cultural da Serra Negra, após um longo período de restrições, devido à pandemia da Covid-19.

“É com alegria que nossa Serra Negra abre as portas para a realização de eventos, após dias tão difíceis, trazidos pela pandemia da Covid-19. E claro que o primeiro encontro realizado na terrinha maravilhosa não poderia ser outro, senão o da educação. É com a certeza de que “o céu é o limite para seu voo” que a GRE Mata Centro reuniu centenas de estudantes e professores com o objetivo de falar sobre sonhos, projetos de vida, futuro e principalmente sobre o poder da educação na transformação dos sonhos em realidade”, destacou a prefeita e anfitriã, Lucielle Laurentino.

A gestora bezerrense, que também é fruto da educação de tempo integral, fez questão de agradecer pela oportunidade de recepcionar o evento no Município e ressaltou sobre a importância do protagonismo para o sucesso na vida pessoal e profissional dos estudantes. “Gratidão a vocês que nos inspiram e nos incentivam a seguir em frente. Sejam protagonistas das suas próprias histórias. Protagonismo é fazer acontecer!”, concluiu.

PROJETO 

O projeto Esperançar: Protagonismo e Sonhos vem sendo realizado, na GRE Mata Centro, desde o início do segundo semestre deste ano e tem como objetivo estimular a ação protagonista dos estudantes, bem como instigá-los a vivenciar o seu projeto de vida. O projeto contemplou os estudantes da Região Mata Centro através de encontro para acolhida, lives com palestras motivacionais, feira de profissões, oficinas dos sonhos e aulões.

Já foram realizadas oficinas de sonhos, concurso de curtas entre os estudantes dos 3º anos, com a temática “Minuto Esperançar”, orientação para retirada dos documentos de identificação pessoal – Identidade, Cadastro de Pessoa Física, Título de Eleitor, entre outros.

MUNICÍPIOS DA GRE MATA CENTRO 

Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Pombos, Sairé, São Joaquim do Monte e Vitória de Santo Antão.