Ceclin
set 03, 2011 0 Comentário


Auditores da CGU orientam sobre as etapas da Conferência do Controle Social

Fotos: José Sebastian

Para apresentar as regras da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial e iniciar o debate dos temas, a Controladoria Geral da União (CGU) realizou uma reunião preparatória em Vitória de Santo Antão, nessa sexta-feira (02),  no Teatro Silogeu do Instituto Histórico da Vitória Santo Antão-PE, procurando envolver vários segmentos sociais interessados nessa temática.

A Consocial apresenta como tema “A Sociedade no Acompanhamento da Gestão Pública” e tem por objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos será uma das temáticas abordadas, segundo o Auditor da CGU – Abelardo Lopes. Por sua vez, Fernanda Calado, também Auditora da CGU, explicou como a região da Vitória de Santo Antão pode se inserir nesta mobilização. Ela defendeu que é preciso criar mecanismos de controle social, estimular o engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.

Até maio de 2012, a sociedade brasileira terá uma oportunidade única de discutir a transparência pública e o controle social, onde a etapa nacional ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. A conferência estadual já foi convocada pelo Governador Eduardo Campos e ocorrerá de 02 a 04 de abril de 2012.  

Informações sobre a conferência estão disponíveis no site www.cgu.gov.br/consocial.