Ceclin
ago 19, 2011 0 Comentário


Ator Irandhir Santos irá receber título em Limoeiro

com informações da Assessoria

A Câmara de Vereadores de Limoeiro fará no dia 29 de agosto, em sessão solene, a entrega de Título de Cidadão Limoeirense ao ator Irandhir Santos, 32 anos, um dos nomes mais premiados do cinema nacional na atualidade. Por conta do grande número de convidados, autoridades e familiares que já confirmaram presença, excepcionalmente, a sessão será realizada na sede do Colombo Sport Club, na Praça da Bandeira, Centro de Limoeiro, a partir das 19h. A autoria da indicação partiu do vereador Thiago Cavalcanti, que em entrevista ao Blog do Agreste revelou: “O título é mais do que merecido. Apesar de não ter nascido em Limoeiro, Irandhir faz questão de destacar por onde passa o amor pela cidade que seus pais adotaram como residência da família. Ele é um orgulho para todos nós”.

Irandhir é natural de Barreiros, Mata Sul de Pernambuco, mas adotou Limoeiro, no Agreste Setentrional, como cidade natal já nos primeiros anos de vida, quando veio com os pais, Marcos Pinto e Helena Luz, residir na Princesa do Capibaribe. Na época, seu pai atuava como gerente de uma unidade bancária. Dando os primeiro passos no mundo da interpretação ainda em atividades escolares, o ator cursou Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o seu talento, passou a ganhar espaço na televisão brasileira. Atualmente, Santos é um dos artistas mais solicitados pelas produções nacionais. Premiações e homenagens não faltam em sua galeria, com destaque para os títulos de melhor ator no 12º Festival de Cinema Brasileiro em Paris (por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, 2008) e no 14º Festival de Cinema Brasileiro em Miami (por Olhos Azuis, 2009).

A projeção do jovem pernambucano na televisão brasileira veio com o seu personagem Quaderna, O Contador de Histórias, na minissérie A Pedra do Reino, exibida pela da Rede Globo. O texto é de Ariano Suassuna, que revelou ter se impressionado com a desenvoltura do ator. Filmes nacionais também renderam bons frutos para Irandhir em sua carreira artística. Mas, sem dúvida, a sua participação em Tropa de Elite 2 como deputado Fraga o colocou num degrau acima da média. O longa metragem de José Padilha assegura o título de obra mais vista do cinema nacional.

Confira o portal (www.irandhirsantos.com.br) e acompanhe as imagens, matérias e biografia.