Ceclin
Maio 02, 2012 1 Comentário


Assembleia recebe secretário de Educação para averiguar dados do setor

Portal da Alepe

O secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, apresentou dados do setor à Assembleia, nesta quarta (02). A iniciativa atendeu à Lei de Responsabilidade Educacional, criada por meio de projeto de autoria do deputado Sílvio Costa Filho, do PTB. Em audiência pública da Comissão de Educação da Casa, o secretário afirmou que, nos últimos cinco anos, a evolução dos números é positiva.

De acordo com ele, a evasão escolar diminuiu de 30% para cerca de 18%, no período. A distorção idade/série no Ensino Médio era de 70%, no ano de 2006. Em 2011, caiu para 48%. Na primeira parte do Ensino Fundamental, até a quinta série, essa distorção era de 33,6% em 2006. No ano passado, estabilizou em 30%. Já na segunda parte do Ensino Fundamental, de quinta à oitava série, o mesmo índice era de 56,5% e foi reduzido para 40% em 2011. Na opinião do secretário, o principal dado é o desempenho do estudante.

Embora os números sejam positivos, a presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão, do PT, tem restrições às melhorias, sobretudo à valorização profissional. Já o deputado Sílvio Costa Filho destacou que a Lei de Responsabilidade Educacional é um instrumento de acompanhamento do setor que vai repercutir em gestões futuras.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Fernando Melo, salientou que o tempo de estudo dos alunos, apesar de ter aumentado, deve ser melhor aproveitado, no intuito de aprimorar os resultados.