Assembleia comemora 150 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

institutoarqueologico.com
Portal da Alepe
Fundado em 1862, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano é a entidade estadual do gênero mais antiga do Brasil. Nesta terça (17), a Assembleia Legislativa realizou uma reunião solene em homenagem aos 150 anos da instituição, solicitada pelo deputado Ricardo Costa, do PTC.
O Instituto Arqueológico é um centro de referência para pesquisadores de várias áreas, inclusive estudiosos vindos de países estrangeiros. A instituição é pioneira na sistematização dos estudos sobre o passado de Pernambuco, e na preservação das fontes bibliográficas de interesse. É no Instituto que se encontram documentos da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, colhidos pelo pesquisador José Hyginio Duarte Pereira, na missão de resgate financiada pela Assembleia Provincial. Este acervo é considerado por historiadores como o mais importante sobre o Brasil Holandês.
Na abertura da cerimônia, o deputado Tony Gel, do Democratas, que presidiu a reunião, afirmou que a Casa Joaquim Nabuco louva e reconhece o século e meio de dedicação da entidade na preservação da cultura e da história do Estado.
A presidente do Instituto, Margarida Cantarelli, recebeu uma placa comemorativa do Legislativo. Ela agradeceu a iniciativa da Assembleia, salientando que o local se mantém fiel aos princípios determinados pelos seus fundadores, de dedicar-se à pesquisa de documentos com significado histórico.
O deputado Ricardo Costa destacou que, após 150 anos, a instituição se tornou a casa da história de Pernambuco, e continua zelando pelo tesouro deixado pelos seus criadores e incentivadores.