• Ceclin
jan 05, 2009 2 Comentários


Assembléia com seis novatos


Suplentes serão empossados nas vagas de quem virou prefeito
NELSON PEREIRA sai da Secretaria de Esportes para ser deputado estadual

ARTHUR CUNHA

O presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), empossará, hoje, os seis novos deputados que ocuparão as vagas dos ex-parlamentares eleitos prefeitos em outubro. Marcada para as 10h, a reunião solene será realizada no gabinete da presidência. Os novos estaduais ingressam na Casa na metade da legislatura e exercerão dois anos de mandato até 2010, quando deverão tentar a reeleição. Dos seis, dois são estreantes e os outros quatro já são bem conhecidos dos deputados, porque já foram parlamentares em legislaturas passadas ou nesta própria, como suplentes.
Contudo, um dos novatos, o secretário especial de Articulação Social do Estado, Waldermar Borges (PSB), não quer nem sentir o gosto de ficar pela Assembléia. O socialista espera voltar ao Executivo logo depois de garantir o mandato. Borges assume como segundo suplente. Ele foi beneficiado com a eleição de José Queiroz (PDT), em Caruaru. Com isso, Soldado Moisés (PSB), que estava na primeira suplência da coligação, se torna titular. Já Alberto Feitosa (PR), que era o segundo suplente, passa, agora, a ser o primeiro suplente.
Feitosa e Borges exercem mandato porque Sebastião Oliveira (PR) e Ângelo Ferreira (PSB), eleitos em 2006, estão licenciados e são secretários estaduais de Transportes e Agricultura e Reforma Agrária, respectivamente. O outro novato é Lucrécio Gomes (PV), que entra na vaga do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR).
Os demais são figuras bem conhecidas da política pernambucana. O secretário de Esportes, Nelson Pereira (PCdoB), deixa o Executivo para ficar no posto de Antônio Figuêiroa (PTB), vencedor em Santa Cruz do Capibaribe. Isabel Cristina (PT) – que já atuou como suplente nesta Legislatura – volta à Assembléia em definitivo, na vaga do prefeito do Recife, João da Costa (PT). Dilma Lins (DEM) substitui o prefeito de Vitória de Santo Antão, Elias Lira (DEM). Beneficiada com a vitória de Ricardo Teobaldo (PSDB), em Limoeiro, Jacilda Urquisa (PMDB) também volta à Casa. (Folha de Pernambuco).