• Ceclin
jan 15, 2011 1 Comentário


As Tentações de Santo Antão

por Lissandro Nascimento


Caros @migos do Blog,

como todos devem saber neste momento estou em viagem de férias e fiz questão de aqui postar quanto a um fato que me chamou a atenção neste sábado à tarde (15), no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Trata-se de uma obra que deva interessar aos meus conterrâneos, os quais nesta segunda-feira – dia 17 de janeiro – celebrarão as homenagens ao Padroeiro da Vitória de Santo Antão.

Quero levar ao conhecimento de todos que fiquei fascinado com a exposição de quadros dos mais renomados pintores do Mundo expostos na Av. Paulista – em São Paulo. Contudo, teve um que trouxe a minha atenção. É com relação a obra “As tentações de Santo Antão”, do pintor holandês Hieronymus Bosh (1450-1516), que retratou a experiência vivida por Santo Antão quando peregrinava pelo deserto, conforme ilustração acima.

Um quadro belíssimo, cheio de detalhes que misturam a mitologia, o fascínio religioso, fatos imaginativos, o surrealismo e a visão complexa do que foi a experiência do Padroeiro da minha querida terra – Vitória de Santo Antão. Vale frisar que este quadro foi doado ao MASP pelo jornalista Assis Chateaubriand.

De modo que fico feliz em compartilhar com todos vocês esta fascinante pintura à óleo sobre madeira do século XVI.


por Lissandro Nascimento.


Para ver por completo a imagem desta pintura clique AQUI


Para saber quem é Hieronymus Bosch clique AQUI.