Ceclin
out 12, 2020 0 Comentário


Área de Jaboatão e Moreno lidera violência

SDS estuda reforço em ações para diminuir violência nas áreas mais perigosas – Foto: JC Imagem/Arquivo

A Área Integrada de Segurança (AIS) que corresponde aos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno é um calo antigo para a segurança pública de Pernambuco. De acordo com levantamento do Blog Ronda JC, entre janeiro e agosto deste ano essa AIS liderou o ranking de homicídios no Estado.

O caso tanto é um problema que levou o Governo a criar, em 2017, um novo Batalhão da PM, o 25º, para atender o local, que contava apenas com o 6º BPM, em Prazeres, Jaboatão. Para surpresa de ninguém, os conflitos relativos ao tráfico de drogas são o principal motor da violência. Numa análise feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS), entre os meses de março e agosto deste ano, foram contabilizados 374 homicídios nessa área – que liderou o ranking da violência.

Em nota, a SDS informou que “ações integradas foram colocadas em prática e, no mês de setembro, dados preliminares apontam uma redução de 11% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Área Integrada de Segurança 6, na qual estão inseridas as cidades de Jaboatão dos Guararapes e Moreno”.

A nota da SDS destacou ainda que, “entre o final de 2016 e início de 2017, esse território recebeu o reforço de um Batalhão da PMPE (o 25º BPM) e de uma Divisão de Homicídios Sul da Polícia Civil. As duas operativas de segurança estão trabalhando intensamente no policiamento ostensivo e investigações para desarticular e prender quadrilhas de traficantes de drogas, aos quais está associada significativa parcela dos homicídios na área”.