• Ceclin
ago 28, 2009 1 Comentário


Arcebispo de Olinda e Recife recebe homenagem em Vitória de Santo Antão

D. Fernando Saburido, monge da Ordem dos Beneditinos, Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife será recebido no próximo domingo (30) em Vitória de Santo Antão.
As paróquias da cidade de Vitória de Santo Antão e a Paróquia de Jussaral, Município do Cabo de Santo Agostinho, juntamente com a Prefeitura e Câmara dos Vereadores, promoverão cerimônias oficiais civis e religiosas, em acolhida ao novo Arcebispo de Olinda e Recife.

A Cerimônia será a partir das 17h tendo seu início em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde os fieis das diversas paróquias de nosso município e de cidades circunvizinhas estarão presentes para a acolhida onde o Arcebispo receberá a saudação das autoridades civis e religiosas de nosso município.

Haverá repique dos sinos da Matriz de Santo Antão e Nossa Senhora do Rosário, em seguida Oração da Ave-Maria e girândola em recepção ao Arcebispo.
Dando sequência ao importante evento teremos o discurso de acolhida do prefeito da cidade de Vitória de Santo Antão, do Presidente da Câmara dos Vereadores e demais autoridades civis convidadas e presentes à cerimônia; entrega da chave da cidade e execução do hino de Vitória de Santo Antão; saudação das religiosas das instituições católicas do município; encerrando com uma saudação por parte do Arcebispo.

As 19:h teremos a celebração da Santa Missa em frente à Igreja Matriz de Santo Antão, presidida por D. Fernando da Ordem de São Bento e concelebrada pelos demais sacerdotes das paróquias presentes.
Ao final da cerimônia: Discurso de acolhida pelo Clero vitoriense e queima de fogos de artifícios.

Biografia.

Nascido no distrito de Jussaral no município de Cabo de Santo Agostinho, é filho de Pedro Antônio Saburido e Severina de Lira Saburido. Cursou o ensino primário em Vitória de Santo Antão, teve um trabalho pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e o ensino ginasial no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no Recife. Concluiu o ensino científico no Colégio Estadual Oliveira Lima, também no Recife. Estudou Filosofia e Teologia no Mosteiro de São Bento de Olinda.

Em 21 de marçode 1978 proferiu os primeiros votos religiosos na Ordem de São Bento. Tornou-se monge em 21 de março de 1981, sendo ordenado diácono, em 21 de dezembrodo mesmo ano. A ordem sacerdotal foi proferida em 17dedezembro de 1983. Nesse período foi professor do Colégio de São Bento, em Olinda, chegando a ser diretor financeiro dessa instituição. Foi também ecônomo do Mosteiro de São Bento, membro do senhorado do mosteiro e administrador da propriedade rural pertencente à ordem beneditina em Olinda.
Como padre, participou de várias paróquias
em Olinda: de Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Terezinha e São Lucas. Foi membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Olinda e Recife, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Econômico, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da mesma Arquidiocese.

Foi sagrado bispo em 20 de agosto de 2000, tornando-se bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife no período de 2000 a 2005. Entre 2002 e 2005 foi presidente da CNBB-Regional Nordeste 2, período em que se tornou membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasilia. Em 2005, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral, no Ceará. Entre 2005 e 2009, atuou como secretário do Regional Nordeste 2 da CNBB e Presidente da Comissão Regional para a Vida e Família do Regional.

O povo vitoriense sente-se honrado em ter um filho da terra ocupando o cargo de Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, lugar deixado por seu predecessor, D. José Cardoso Sobrinho.

por OrlandoLeite C/ informações da Wikipédia

Matéria vinculada

Dom Fernando Saburido é homenageado em Vitória de Santo Antão