Ceclin
set 21, 2011 1 Comentário


Após reestruturação, COMDICA de Vitória define gestão

Composto por representantes do Governo Municipal e de entidades da sociedade civil organizada que lidam com a criança e o adolescente, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, reuniu-se na manhã dessa terça-feira (20), para realizar a eleição e posse do novo presidente e demais cargos.

Nos últimos anos, o Comdica contou com sérios problemas gerenciais, sobretudo na condução do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA), que inclusive chamou a atenção do Ministério Público, o qual interviu procurando fazer a recomposição jurídica do órgão que cuida da elaboração das políticas públicas voltadas ao setor. Para assumir esse período de recomposição o Conselho designou Leonardo Edardna (Bad Léo), do Grupo Teatral Vid’art, para coordená-lo até o cumprimento do mandato.  Com o término do mandato, Bad Léo tentou renová-lo, porém a maioria do Comdica elegeu nesta terça um outro presidente, Sandra Cristina Santos Veridiano, lotada na Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social da Prefeitura, que sagrou-se vencedora com os cinco votos do governo com mais um da sociedade civil, totalizando 06 votos. Três entidades se abstiveram de votar no cargo de presidente. Tal metodologia acontece por conta da composição do Conselho ser paritária, ou seja, com 10 membros titulares divididos entre o governo e a sociedade. 

Já na eleição da vice-presidência, Bad Léo disputou novamente e foi eleito com o voto de seis membros. Eleito como Secretário Executivo do Conselho ficou Milton Peixoto do Nascimento, lotado na Secretaria de Defesa do Cidadão, o qual não teve concorrentes. Eleito para a Tesouraria, ficou o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Júlio Severino da Silva.

A nova composição do Comdica é integrada pelas Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social, Educação, Defesa do Cidadão, Saúde, Administração, além das entidades civis como a Associação Maria Amélia (AMA), Associação Vitória é Esporte (Casa da Criança), Instituto Vitória Humana, Instituição de Assistência Profissional (de Luíz Freire), Vid’Art Grupo Teatral.

Nos próximos dias, o Comdica deverá ter uma reunião ordinária para definir a data da eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Vitória, que são compostos por cinco conselheiros, os quais estão com mandatos “caducados”.

SAIBA MAIS:

COMDICA prorroga mandato do Conselho Tutelar de Vitória

COMDICA passa por recomposição nesta sexta-feira

 Confira fotos…