Ceclin
set 26, 2013 0 Comentário


APAMI Vitória ganha certificado de Hospital Amigo da Criança

APAMI é reconhecida por seguir os dez passos para o atendimento materno-infantil

A Associação de Proteção a Maternidade e a Infância da Vitória de Santo Antão (APAMI) recebeu, na tarde desta quinta-feira (26), a placa oficial de Hospital Amigo da Criança. A iniciativa, uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além das secretarias estaduais, visa reconhecer as unidades que seguem os dez passos necessários para o atendimento e acolhimento correto do público materno-infantil.

O Hospital Maternidade APAMI-VITÓRIA que atua há 61 anos na cidade, passou por treinamentos com os seus funcionários a fim de se adequar à política do parto humanizado e aleitamento materno conforme o Ministério da Saúde e a Unicef para o seu reconhecimento como “Hospital Amigo da Criança”. A Certificação do hospital com este título reconhece o esforço da unidade hospitalar na promoção das atividades de saúde voltadas a estas ações, que contam com todo o tratamento custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, do IMIP e demais profissionais do setor estiveram prestigiando a solenidade atestando os avanços da APAMI no cuidado às mães e seus bebês. A gestora da Saúde da Criança e do Adolescente, Alessandra Fam, acompanhou o descerramento da placa ao lado das Doutoras Socorro e Isla Queiroz. “Não há na Zona da Mata de Pernambuco um hospital com esta referência. Não se trata tão somente de uma portaria ou de uma placa, mas de uma atitude protetora que assegura ao recém-nascido a garantia de uma qualidade de vida. O fato da Vitória de Santo Antão deter um hospital ‘Amigo da Criança’ é de suma importância. É a prova de um reconhecimento internacional que nos faz polo em mais um setor no Estado”, comemorou a gestora da APAMI, Socorro Queiroz. Além de Vitória, apenas três unidades no interior do Estado detém o certificado e estão situadas nas cidades de Araripina, Caruaru e Petrolina.

A APAMI já faz parte de outra iniciativa, trata-se do Programa Minha Certidão, da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), pelo qual é o único hospital que está funcionando com este benefício em Vitória.

Fotos: AVV / Imagem

 

AMIGO DA CRIANÇA

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Para receber o certificado do Ministério da Saúde, a unidade de saúde deve seguir os dez passos, entre eles, orientar, durante o acompanhamento pré-natal, sobre a importância do bebê mamar logo ao nascer, promover a formação de grupos de apoio à amamentação, não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas e garantir que mães e bebês permaneçam em alojamento conjunto 24h por dia. Essas ações garantem que o hospital proporcione a todos os bebês o melhor começo de vida possível, criando um ambiente de apoio e incentivo ao aleitamento materno.