Ceclin
mar 07, 2012 0 Comentário


Antônio Moraes repercute pesquisa sobre qualidade de atendimento do SUS

Portal da Alepe

O líder da Oposição na Assembleia, deputado Antônio Moraes, do PSDB, comentou, nesta terça (06), o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no País. Segundo o parlamentar, Pernambuco ficou em 16º lugar no Brasil, e em 6º lugar no Nordeste.

Moraes ressaltou sua preocupação com o resultado, e informou que é favorável ao mecanismo de terceirização adotado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Mas o deputado afirmou que o salário dos médicos que atendem pelo sistema é superior ao que as prefeituras e o Governo dispõem para pagar, o que pode gerar dificuldades de contratação para a rede pública.

Já o líder do Governo, deputado Waldemar Borges, do PSB, destacou que os investimentos estaduais em saúde começaram a surtir efeito nos anos de 2010, 2011 e 2012, e que é preciso refletir sobre a metodologia de pesquisa utilizada pelo IDSUS. De acordo com Borges, as prefeituras e o Estado devem atuar juntos para melhorar o serviço de saúde.

Para os deputados Daniel Coelho, do PSDB, e Tony Gel, do Democratas, as gestões municipais vêm reduzindo os investimentos no setor, o que pode sobrecarregar a rede estadual. Já Sílvio Costa Filho, do PTB, e Raimundo Pimentel, do PSB, ressaltaram que o Governo do Estado realiza ações em prol da assistência médica à população.